Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Aos 71 anos, marauense é formanda em Design de Moda pela UPF

por Camila Agostini

Vanda Nadri Telles é moradora de Marau e se aposentou como costureira

Foto: Divulgação UPF

Em 2019, Vanda Nadir Telles, aos 69 anos, realizava o Vestibular de Verão 2020 da Universidade de Passo Fundo (UPF) e comemorava a matrícula no curso de Design de Moda. Agora, com 71 anos, ela finaliza a etapa com muito orgulho. 

Aposentada como costureira, Vanda, que é moradora de Marau, sempre teve o sonho de cursar o ensino superior e aprimorar os seus conhecimentos, mas, por ter se casado muito jovem, acabou deixando esse desejo de lado. “Na época eu não conseguia conciliar família, filhos e estudo. Mas, quando comecei a graduação, pensei que era hora de me priorizar um pouco e fazer o que eu sempre quis. Como já sabia muito da prática, por aqui pude aprender a teoria que faltava”, aponta a formanda.

E tudo saiu como ela sempre quis: além de descobrir mais sobre corte, costura, história da moda e suas teorias, Vanda encontrou no curso grandes parceiros de trajetória. “Se não fosse a união da nossa turma eu nunca conseguiria chegar até aqui. Eles nunca me colocaram para baixo, me chamaram de senhora ou deixaram de cobrar algo que precisava ser cobrado. Não foram eles que foram até mim, eu que fui até eles, voltei muitos anos, e, mesmo assim, conseguimos trabalhar muito bem juntos”, aponta a marauense que também agradece o auxílio dos professores.

Instituição de ensino onde Vanda viu suas filhas se formarem, a UPF foi a primeira opção para que ela também realizasse a sua graduação. “Sempre conheci e soube da qualidade que a Universidade tem. No começo fiquei um pouco receosa, tive que ter aulas de computação por causa da pandemia, mas nada me fez desistir. E que bom! Minha família foi meu apoio, me ajudaram e estiveram comigo quando precisei. Dá medo? Sim. Mas, temos que ter força de vontade e dizer "isso eu estou fazendo por mim, cheguei até aqui, vou em frente". Agora, vou sentir tanta falta de estar na sala de aula, dos colegas, até da trajetória até a faculdade. Confesso que não estou tão ansiosa para a formatura, não”, finalizou aos risos.

Informações e foto: Comunicação UPF

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais