Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Estudantes devem providenciar carteirinhas para uso do transporte escolar e universitário

Baixar Áudio por Camila Agostini

Prazo encerra no dia 19/03

Foto: Arquivo / Tua Rádio Alvorada

Alunos da rede pública de Marau e estudantes universitários têm até o dia 19/03 para providenciar a carteirinha de transporte. O documento é indispensável para todos que fazem uso do serviço, seja para o deslocamento às escolas municipais, seja para os que estão matriculados em instituições de ensino superior de outros municípios.

Os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais e estaduais estão isentos da cobrança de taxa. Para estes, o setor de transporte da Prefeitura exige o preenchimento de formulário, com dados do estudante, pais ou responsáveis, e, portanto, o comparecimento presencial é indispensável. O atendimento é realizado na Esquina Paz e Bem, segundo andar, em sala anexa à Secretaria de Educação.

A gestão das ações que viabilizam o transporte escolar, atualmente, está a cargo de Carlos Augusto Borges. Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, Caco, como é mais conhecido, explica que não há previsão de mudanças expressivas para o ano letivo de 2021 quanto ao transporte da rede municipal. “Teremos uma alteração quanto aos alunos da EMEF Elpídio Fialho. A escola está em reforma, então, nossos ônibus farão o transporte desses estudantes do Bairro Borges até o Salão Paroquial onde acontecerão as aulas, temporariamente”, explica o gestor.

Para os acadêmicos do ensino superior, por se tratar de viagens intermunicipais, o DAER exige documentação completa dos estudantes para liberar o transporte. Por isso, o cadastro deve ser realizado com a máxima antecedência possível. Entre os mais de mil universitários de Marau, menos de uma centena efetivaram o cadastro que é feito pela ASSUMA – Associação dos Universitários Marauenses, por via digital, através do site da entidade e até por WhatsApp como explica a presidente, Graziela do Nascimento. “Pelo WhatsApp 9 9264 8742 o estudante envia a documentação digitalizada e, depois de pagar a taxa semestral de R$73,00, pode fazer a retirada da carteirinha física ou utilizar a digital, com acesso off-line”, destaca Graziela.

Ouça a entrevista no player de áudio

Além disso, conforme ocorre todos os anos, a ASSUMA mobiliza os acadêmicos para que façam uma contribuição solidária, através da doação de alimentos e material escolar que depois serão repassados para pessoas em situação de vulnerabilidade. Mais informações sobre o cadastro e recadastro universitário podem ser obtidas também por meio das plataformas digitais da associação – Facebook e site (https://assuma.com.br)

Quem não estiver com o cadastro em dia não pode fazer uso do transporte. Para fins de organização e garantia de que todos os universitários possam utilizar o serviço sem contratempos, o cadastramento é fundamental, lembra Caco.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais