Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Aumento dos tributos sob os combustíveis eleva o preço de outros produtos

por Deise Pagotto

Os agricultores e os consumidores serão os mais afetados

O aumento dos combustíveis impacta diretamente o bolso do consumidor
Foto: Reprodução/ Internet

O aumento do valor dos combustíveis determinado pelo Governo Federal nos últimos dias não deve atingir só o bolso do consumidor na hora de abastecer. O valor dos tributos gera um efeito cascata elevando os preços de produtos na indústria, comércio e na produção agrícola.

De acordo com o Engenheiro agrônomo da Emater Regional Passo Fundo, Cláudio Doro, “infelizmente esse aumento nos combustíveis tem um impacto direto no bolso do agricultor e claro, consequentemente na indústria, no comércio e na área de prestação de serviços. Ou seja, gera-se a partir disto o chamado efeito cascata”, explica.

Conforme Doro, as lavouras de soja e milho terão um aumento no custo de produção de R$19,00 por hectare. Desta forma, “considerando que o município de Marau planta em torno de 39 mil hectares de soja e 4,5 mil hectares de milho - dados do Escritório Municipal da Emater – o município de Marau terá um custo de produção aumentado em 1 milhão de reais”, prevê o Engenheiro.

“Segundo levantamento do IBGE temos no país em torno de 14 milhões de desempregados, isso já faz o consumo cair muito, tanto na indústria, quanto no comércio. Esse baixo poder aquisitivo da população agrava ainda mais a situação, porque ao estarem consumindo o mínimo necessário para a sobrevivência acabam consumindo muito menos. A situação do país não era boa e com essa elevação de taxas, tributos, impostos vamos sentir ainda mais os reflexos negativos na economia. Infelizmente, ainda vamos vivenciar muito este problema que nos foi criado há poucos dias”, finaliza Doro.

Ouça a entrevista completa no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais