Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Tarifas de energia da Coprel são reduzidas pelo segundo ano consecutivo

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Anúncio foi feito pelo presidente da cooperativa, Jânio Vital Stefanello

Imagem Ilustrativa
Foto: Divulgação/Coprel

A Coprel confirmou, há poucos dias, que a tarifa de energia elétrica não sofreu aumento pelo segundo ano consecutivo, tendo inclusive baixado a valores equivalentes aos praticados no ano de 2017. A confirmação foi dada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, em reunião realizada ainda ano final de julho. E confirmada pelo presidente da cooperativa, Jânio Vital Stefanello. Segundo ele, a redução das tarifas da Coprel é resultado de planejamento e organização da cooperativa.

As tarifas de energia da Coprel ficarão, em média 0,03% mais baratas. Os cooperantes do Grupo B, que em sua maioria são pequenos comércios, residências e propriedades rurais, terão uma redução média de 3,08%.  Os cooperantes da classe residencial urbana perceberão uma queda de 8% em suas tarifas.  Para as indústrias e grandes consumidores pertencentes ao Grupo A, o reajuste médio será de +3,73%, podendo variar para mais ou para menos, em função do perfil de utilização da energia e demanda ao longo do mês.

Considerando os últimos dois processos de reajuste, as tarifas da Coprel totalizam uma redução média de 5,14% para os cooperantes do Grupo A e 10,98% para o Grupo B. Os cooperantes da classe rural tiveram uma redução de 7,21% nesse período, mesmo com a perda dos descontos tarifários que possuíam por lei. Já os cooperantes residenciais urbanos tiveram 20,84% de redução nestes dois anos.

O reajuste anual das tarifas de energia das cooperativas e concessionárias de todo o Brasil é definido pela ANEEL, considerando, entre outros fatores, o preço da energia comprada, os custos dos encargos setoriais, as tarifas de transmissão e o mercado atendido pela cooperativa. A vigência das novas tarifas iniciou em 30 de julho. Portanto, o efeito da redução da tarifa será percebido nas contas de energia com vencimento em setembro.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais