Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

BRF comemora centenário da planta frigorífica que é origem da unidade de Serafina Corrêa

por Camila Agostini

Em 1922, foi fundado o frigorífico Franciosi e Nardi Cia Ltda e, em 1998, depois de diferentes mudanças de nome, foi adquirido pela Perdigão

A BRF comemora neste ano o centenário da unidade industrial que desde 1998 é ocupada pela empresa em Serafina Corrêa, na serra gaúcha. Adquirida pela Perdigão, a planta frigorífica tem sua origem em 1922 – quando foi fundada com o nome de Franciosi e Nardi Cia Ltda – e faz parte da história do município, quando ainda era um distrito de Guaporé.

Em 1938, o frigorífico de abate de suínos ganhou novo nome, o Ideal. Só em 1980,  deu início a produção de aves. Em 1992, o abate de suínos foi transferido para Marau, com o processamento mantido em Serafina Corrêa. No final dos anos 1980, pouco antes de ser adquirido pela Perdigão, o frigorífico havia adotado novo nome, Sulina Alimentos.

Um dos grandes marcos para a história da planta foi em 1990, quando foram realizadas as primeiras exportações para o Japão, elevando o negócio que teve origem no abate de suínos e a produção de banha. Atualmente, com cerca de 1,7 mil colaboradores e mais de 350 produtores integrados ligados à unidade, a planta da BRF na serra gaúcha tem um amplo mercado internacional.

A unidade de Serafina Corrêa tem habilitações para o Oriente Médio, Japão, Hong Kong, China, Cingapura, África do Sul, Canadá, Líbano, Malásia, Filipinas, Kuwait e Angola. Ao longo destes anos, a cidade cresceu estimulada pelas operações da unidade, que em um século ajudou de forma crucial no desenvolvimento local e regional. A unidade é responsável pelo maior retorno de impostos ao município, de acordo com a Secretaria da Fazenda da cidade, e emprega moradores de diferentes cidades da região.

Texto e fotos: Imprensa BRF

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais