Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Aliança Empresarial Norte/RS agora é Instituto Aliança Empresarial

por Ana Lúcia Jacomini

Após a validação do seu modelo de operação (spin off), iniciativa deixa de atuar vinculada à Fundação IMED, buscando proporcionar um espaço neutro às empresas aliançadas

Meeting de células de inovação da Aliança, ocorrido em agosto de 2021
Foto: Divulgação/Imed

A Aliança Empresarial Norte/RS deu mais um passo na missão de fomentar o ecossistema de inovação e o desenvolvimento econômico da região, passando a constituir o Instituto Aliança Empresarial. Com isso, a articulação, que, desde sua criação em novembro de 2020, operava vinculada ao hub de inovação da Fundação IMED, agora atua de forma independente, buscando proporcionar um espaço físico e digital neutro para que empresas, universidades e poder público possam se conectar e exercer o protagonismo.

Conforme a diretora institucional, Márcia Capellari, o período de incubação foi importante para que a Aliança pudesse testar seu modelo e vivenciar as etapas do MVP (Minimum Viable Product ou, em português, Mínimo Produto Viável), obtendo aprendizados necessários para crescer. “O Instituto Aliança será eternamente grato, pois construir independência com seu próprio CNPJ sempre foi uma sugestão da própria IMED”, afirma.

Márcia reforça que, embora conte com um grupo fundador, o Instituto Aliança “não é um projeto de A ou B, mas sim da região para a região”. “De pessoas para pessoas que querem a mudança a partir de abundância e não escassez. Sabemos nossas limitações como empresas, universidades, poder público e região! Mas queremos olhar para as soluções de forma cooperativa. Por isso, um espaço neutro fará com que essa mensagem seja transmitida, em especial pelos resultados que já colhemos e que ainda estão por vir”, observa.

Com a constituição do Instituto, além da governança estruturada pelos sócios-fundadores no Conselho de Administração, a Aliança será conduzida por uma gestão executiva composta por: Diretoria Institucional, exercida por Márcia Capellari; Vice-diretoria Institucional, por Cristiano Basso; Diretoria Financeira, por Vildomar Pazinato; e Diretoria Executiva (CEO), por Diego Gazaro. Para a gestão estratégica, conta ainda com os seguintes associados prestadores de serviços: Aport Empresarial (liderança do planejamento estratégico), Guedes Advogados e Ceolin Contabilidade (estrutura jurídica e financeira contábil) e Semente Negócios (programas de empreendedorismo e inovação).

Hoje, o Instituto Aliança reúne mais de 20 empresas de diversos segmentos, entre eles, varejo, farmacêutico, alimentos, metal mecânico, energia e saúde. O momento, agora, será dedicado a “desdobrar as ações do planejamento estratégico em um espaço físico e digital neutro para fortalecer e expandir desde conexões com startups, institutos de pesquisa, corporações e demais agentes do ecossistema da região Norte, a fim de traduzir o propósito de desenvolver a região a partir da cooperação para gerar inovação”, como esclarece Márcia.

Lançada oficialmente em novembro de 2020, a iniciativa nasceu da articulação de alguns dos principais players do segmento de varejo farmacêutico e de alimentos, metal mecânico, energia, agronegócios e saúde do Sul do Brasil: BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Hospital Ortopédico, IMED, Metasa e Oniz Distribuidora, e conta hoje com mais de 20 empresas entre fundadores e partners. Tem como missão fomentar, por meio da colaboração empresarial, o ecossistema de inovação e o desenvolvimento da região Norte do Rio Grande do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais