Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Energia Forte no Campo: prazo para encaminhamento de obras encerra no fim de março

por Camila Agostini

Marau está entre os 25 projetos aprovados na segunda etapa do programa

Foto: Arquivo Coprel

O Programa Energia Forte no Campo é um projeto voltado para levar redes trifásicas aos produtores do meio rural. Trata-se de um projeto de intercooperação entre as cooperativas de energia, governo estadual, prefeituras municipais e produtores.

A participação do governo do estado e prefeituras nos custos da obra pode chegar a 30%. A Coprel também participa com recursos próprios, ficando uma pequena parte dos custos das obras aos produtores. O cooperante pode financiar o valor, utilizando o Convênio de Cooperação que a Coprel possui com Sicredi, Cresol ou Sicoob. A Coprel financia 50% da taxa de juros.

O cooperante que tem interesse na rede trifásica deve entrar em contato com o Discoprel gratuitamente pelo número 116 ou pelo WhatsApp 0800 701 3196, manifestando interesse em participar do programa. A Coprel elabora um projeto básico, sem custos ao cooperante, e entra em contato para apresentar o estudo ao(s) interessado(s).

Para enquadramento no programa, é necessário a participação de, no mínimo, dois produtores rurais com aumento de carga para trifásica por projeto. Quanto mais produtores em uma mesma obra ou localidade, maior será a participação da Coprel nos custos. Após a definição dos produtores, o projeto executivo é elaborado pela Coprel e encaminhado para habilitação junto ao governo do estado, para posterior construção da rede.

O prazo para encaminhamento das obras para habilitação no Governo do Estado encerra no dia 31/03/22, portanto, o cooperante que tiver interesse deve ligar o quanto antes para o Discoprel para garantir essa condição.

O programa já existe há dois anos. Em 2021 foram concluídas as primeiras obras do programa Energia Forte no Campo. Na sua primeira fase foram construídos 26 quilômetros de rede trifásica em Santo Antônio do Palma, David Canabarro e Camargo. Para 2022, a Coprel teve 25 projetos aprovados na segunda etapa do programa. Atualmente estão em fase de construção mais de 44 quilômetros de rede trifásica nos municípios de Boa Vista do Incra, Ibiaçá, Ibirubá, Marau, Não-Me-Toque, Pejuçara, Selbach e Soledade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais