Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

FEE divulga Carta Conjuntura nesta terça-feira

por Ivan Sgarabotto

Análise da sustentabilidade e inovação na indústria automobilística

Foto: Divulgação
A Fundação de Economia e Estatística divulga a Carta de Conjuntura do mês de fevereiro em coletiva, nesta terça-feira (24), às 10h, na Rua Duque de Caxias, 1691 - Sala de Eventos. Com mais de 20 anos de história, a Carta traz análises mensais sobre o cenário econômico regional e nacional feitas pelos pesquisadores da Fundação.

São destaques no mês de fevereiro:

A encruzilhada da participação do salário na renda
Autor: Economista Alessandro Donadio Miebach
Tema: os determinantes do aumento, na última década, da participação dos salários na renda brasileira e as perspectivas para a evolução desse indicador frente às mudanças recentes na orientação da política macroeconômica.


Sustentabilidade e inovação na indústria automobilística
Autor: Economista Rodrigo Morem da Costa
Tema: no atual debate sobre aquecimento global e mudança climática, a necessidade de adaptação da indústria automobilística global apresenta-se como uma oportunidade para a ampliação do processo inovativo na indústria brasileira.

E mais....
A crítica situação das finanças públicas gaúchas
Tema: A evolução das finanças públicas gaúchas entre 2010 e 2014 e os desafios para a adoção de uma política de consolidação fiscal no Estado.

Desempenho da indústria gaúcha em 2014
Tema: Os elementos estruturais e conjunturais por trás da retração de 4,8% da produção da indústria de transformação gaúcha, no acumulado até novembro de 2014.

Prognóstico da safra gaúcha de verão para 2015
Tema: Estimativas do IBGE apontam para um crescimento de 7,0% na quantidade produzida dos produtos das lavouras temporárias de verão, no Estado, em 2015.

Trabalho infantil no Rio Grande do Sul
Tema: Apesar da redução, desde 2001, da proporção de crianças de 10 a 14 anos no mercado de trabalho, o Rio Grande do Sul é ainda um dos líderes nacionais em trabalho infantil.

A polêmica sobre a demarcação de terras indígenas e quilombolas
Tema: A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215/2000 e o debate sobre a competência e os interesses envolvidos na demarcação de terras indígenas e quilombolas.

As relações Brasil e Estados Unidos no segundo mandato de Dilma Rousseff
Tema: Os recentes sinais de aproximação entre EUA e Cuba, a liderança brasileira da missão da ONU no Haiti e a situação política e econômica da Venezuela têm potencial para se tornarem ponto de partida para uma aproximação diplomática entre o Brasil e os EUA.

Texto: Anelise Rublescki/FEE
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais