Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Acadêmicos da Faculdade Cesurg realizam pesquisa sobre os preços pagos ao produtor rural

por Ana Lúcia Jacomini

As informações da pesquisa tiveram como base os preços médios praticados no mês de junho de 2022

Foto: Divulgação/Cesurg

Os acadêmicos do curso de Administração da Faculdade CESURG Marau, por meio da disciplina de Projeto de Extensão, ministrada pelo professor Me. Rodrigo Ferneda, realizaram uma pesquisa com o objetivo de identificar o ganho real dos preços pagos ao produtor rural nas commodities como avicultura, bovinocultura, suinocultura, leite, milho, soja e trigo. A escolha das mesmas, ocorreu por serem a fontes impulsionadoras no desenvolvimento rural de Marau e região.

As informações da pesquisa tiveram como base os preços médios praticados pela Emater/RS, Conseleite e Embrapa, referente ao mês de junho de 2022 em relação ao mês de junho de 2021. Em comparação, foi utilizado o índice IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) – o qual mede a inflação – que no acumulado do período em análise foi de 11,89% (Bacen, 2022).

Dentre as atividades rurais pesquisadas, a suinocultura (-12,93%); a avicultura (-4,73%) e o milho (-6,50%) apresentaram perda real no preço médio praticado em 2022, ou seja, o valor de aumento nos preços não superou a inflação do período, fazendo com que o produtor tenha margem reduzida ou até mesmo negativa no exercício destas atividades.

A atividade leiteira (+20,39%); bem como a cultura do trigo (+ 18,12%); soja (+7,26%); bovinocultura (0,2681%) apresentaram ganho real no preço médio praticado em junho de 2022, sendo atividades no momento do estudo, favorável à constituição de ganhos econômicos, motivação para o desenvolvimento da atividade.

Vale ressaltar, que existem variáveis que influenciam nos preços praticados nas atividades pesquisadas, em termos de sazonalidade, oferta e demanda, oscilações de preços de venda, preços dos insumos, situações climáticas, assistência técnica, qualificação de processos operacionais e manejo, tecnologia e biotecnologia exigidas pelo mercado comprador.

Em complemento, o professor Me. Rodrigo Ferneda, menciona sobre os custos de produção. “A baixa eficiência das empresas, ou seja, elas produzem menos que a demanda e o consumidor se dispõe a pagar pelos produtos por serem essenciais, às suas necessidades básicas, além do aumento da carga tributária como fator de arrecadação para os cofres públicos são variáveis que contribuem para o impacto nos preços pagos aos produtores”, explica.

Ainda, Rodrigo destaca que a produção de commodities está inserida em uma estrutura de mercado caracterizada como oligopólio, ou seja, existem poucas indústrias compradoras de commodities para muitos produtores do setor, na qual influencia a estrutura, conduta e desempenho de outras empresas da cadeia produtiva.

Por fim, Ferneda explica que em meio aos desafios que o setor enfrenta, se faz necessário o apoio governamental e institucional como forma de estímulo, produção, colocação dos produtos e abertura de mercados. Somados a essa condição, a qualificação, controle, gestão e parcerias estratégicas, são aliados positivos ao produtor rural como forma de garantir resultados financeiros adequados em sua atividade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais