Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Setor metalúrgico busca retomada dos polos navais do Estado

por Ana Lúcia Jacomini

Atividade tem relação direta com empresas de Marau e região

Ailton Araújo preside o sindicato da categoria na região
Foto: Arquivo/Tua Rádio

A crise econômica e política vivida no Brasil sacrifica o segmento metal mecânico – um dos mais importantes da economia de municípios da Região da Produção, na metade Norte do Estado, como Marau, por exemplo. Nesta quinta-feira, 22/06, prefeitos gaúchos, parlamentares e representantes da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos, participam de uma audiência no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, com o objetivo de buscar alternativas de fomento para o setor.

Conforme o presidente do sindicato da categoria em Passo Fundo e região, Ailton Araújo, um dos focos do encontro é retomar o funcionamento dos polos navais do Estado, que tem relação direta com empresas localizadas na região. Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio. Araújo comenta que a retomada do polo naval pode resultar em 14 mil postos de trabalho no Estado. E comenta a realização de um estudo, pela Universidade Federal de Santa Maria, que indica que a cadeia produtiva do setor envolve cerca de 60 mil pessoas.

De acordo com dados da comissão tripartite - formada por gestores municipais, parlamentares e sindicalistas e empresários. Muitas indústrias localizadas na região são terceirizadas para grandes empresas e estão, atualmente, atuando com vazio de fábrica pela queda na produção. Para se ter uma ideia, em 2014 estavam funcionando em Marau 192 empresas no segmento metal-mecânico. Hoje, três anos depois, esse número caiu para 60.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais