Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Empresário do ramo diz que preços elevados das carnes não devem mudar no curto prazo

Baixar Áudio por Camila Agostini

Matheus Longo, proprietário de frigorífico em Marau, explica os fatores que desenharam o cenário atual

Foto: Camila Agostini / Tua Rádio Alvorada

Estimativas do setor econômico demonstram que o preço da carne bovina subiu mais de 30% nos últimos 12 meses. No curto prazo, as cotações devem continuar em patamares elevados. É o que projeta o empresário, Matheus Longo. Proprietário de frigorífico em Marau, Longo explica que são vários os fatores que justificam o preço salgado da carne de gado.

“Um dos principais segue sendo a alta do dólar. Mas historicamente, também o êxodo rural observado nos últimos 20 anos também interfere na agropecuária, já que, os que optam por permanecer no campo, se dedicam à produção de cereais, mais rentável e lucrativa. Desde 2018, houve um aumento de mais de 40% de exportação de gado em pé pra países como Turquia, Egito. E os poucos rebanhos ainda existentes acabam abastecendo o mercado externo. Além disso, a estiagem de 2019 prejudicou as áreas de campo e diminuiu em 35% a população de nascimento de terneiros. Tudo isso somado aumento de insumos e à pandemia, quando países como a China, desabastecidos, inclusive pela peste africana, demandaram maior volume de matéria-prima de proteína, fez com que o cenário de hoje se estabelecesse. Apesar da diminuição do consumo, a produção interna não supre nem o consumo atual. Assim, competimos e entregamos no mercado interno, uma carne com custo de mercado externo”, destaca o empresário.

Esta realidade, porém, já está instaurada em outros países há muitos anos, diz Matheus Longo. Isso porque a criação de gado requer ampla extensão territorial. Vale dizer que o Brasil teve essa área diminuída aceleradamente em detrimento a outras culturas, sobretudo a de cereais.

Para o empresário, a curto prazo, o cenário não vai mudar: “é uma projeção minha. O ramo não está em extinção, como muitos vêm afirmando. Com políticas de valorização, certificação das carnes bovinas e aumento de remuneração do produtor, o mercado deve se reestabelecer. Mas o preço, sob meu ponto de vista, não deve diminuir. A longo prazo, com produção maior, o que podemos esperar, eu acredito, é que com mais investimentos em programas de genética, de nutrição, tecnologia para o rebanho, a qualidade vai se sobrepor à quantidade.   Talvez o consumo de carne bovina, para muitos, passe a ser para poucas ocasiões”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais