Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Governo adia datas de vencimento do ICMS para empresas afetadas pelas restrições de funcionamento

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Anúncio foi feito no fina da manhã desta segunda-feira, 08/03

Live está compartilhada no Facebook da Tua Rádio Alvorada
Foto: Reprodução/Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Com o agravamento da pandemia no Rio Grande do Sul e das consequências econômicas, o governo estadual anunciou, nesta segunda-feira, 08/03, a prorrogação de datas de vencimento do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, para os setores mais afetados pelas restrições de funcionamento. O governo também confirmou que permanecerão em vigor as possibilidades de parcelamento de débitos do ICMS em até 60 meses, bem como seguirão sem encaminhamento para protesto e inscrição no Serasa os casos de inadimplências ocorridas durante a pandemia. As medidas serão efetivadas por meio de decretos dentro da autonomia existente no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A primeira mudança anunciada é o adiamento da data de vencimento do ICMS do dia 12 para o dia 25 nos meses de março e abril, para estabelecimentos comerciais do regime geral de tributação. Ficam de fora armazéns, mercearias, supermercados e minimercados além das farmácias que estão funcionando na bandeira preta. Assim, os contribuintes envolvidos no comércio de itens não essenciais, que deveriam recolher o ICMS referente às vendas de competência fevereiro em 12 de março e março em 12 de abril, terão prazo dilatado para fazê-lo. Estima-se que a medida envolva cerca de R$ 500 milhões.

Além disso, para todas as empresas do Simples Nacional, de qualquer setor econômico, o Estado ampliará em 30 dias o prazo de recolhimento dos valores referentes à Diferencial de Alíquota (Difal), o chamado “imposto de fronteira”, e à substituição tributária. Atualmente, esses valores são recolhidos no dia 23 do segundo mês subsequente ao fato gerador e passarão, assim, para o terceiro mês. Ou seja, as competências de janeiro (que venceriam dia 23 de março), fevereiro (23 de abril) e março (23 de maio) são automaticamente dilatadas em 30 dias. No caso dos pagamentos do principal do Simples, será preciso seguir a regulamentação nacional, permanecendo dia 20. Estima-se que essa medida envolva cerca de R$ 100 milhões de ICMS.

Se preferir, ouça no player de áudio desta matéria.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais