Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vendas de Natal e Ano-Novo vão crescer 3,5% nos supermercados gaúchos

por Ana Lúcia Jacomini

Ave Natalina e Letilha são os produtos que não podem faltar na ceia dos gaúchos, segundo pesquisa

Estudo mostra ainda que as famílias gaúchas vão gastar em média R$ 451,38 em alimentos para as festas
Foto: Luiz Carlos/Tua Rádio

Em um cenário de pequena recuperação da economia, o setor supermercadista gaúcho projeta que as vendas de Natal e Ano-Novo terão um crescimento pequeno em vendas, na casa dos 3,5%, puxado sobretudo pela comercialização de produtos típicos para as festas de fim de ano. É o que aponta estudo desenvolvido pelo Instituto Segmento Pesquisas a pedido da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). O estudo ouviu 20 supermercadistas e 200 consumidores de ambos os sexos e de diferentes classes sociais e faixas etárias em todo o RS.

A pesquisa, que indica uma pequena retomada do crescimento de vendas para o setor, aponta ainda que os preços de produtos típicos para as festas estão em média 1,6% mais caros que no ano passado. Na ceia natalina, o produto apontado pelos gaúchos como aquele que não pode faltar é o peru ou chester, enquanto no Réveillon a lentilha retomou a liderança que havia perdido para o espumante em 2016.  Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a pesquisa mostra um cenário de otimismo dos supermercadistas. 

Assim como nos últimos anos, a pesquisa do Instituto Segmento mostra que o consumidor gaúcho aposta no supermercado como local prioritário para adquirir itens para as festas. O estudo mostra ainda que as famílias gaúchas vão gastar em média R$ 451,38 em alimentos para as festas. Na ceia natalina, o produto apontado pelos gaúchos como aquele que não pode faltar é o peru/chester, enquanto no Réveillon a lentilha retomou a liderança que havia perdido para o espumante em 2016. Praticamente iguais aos praticados nas festas do ano passado, os preços dos itens típicos vão proporcionar uma mesa mais farta nas ceias de Natal e Réveillon em 2017: somente as aves e as carnes suínas tiveram aumento de preços superior a 3%.

OS PRODUTOS MAIS TRADICIONAIS

Espumantes – Indispensável nas comemorações do Ano-Novo, a bebida terá crescimento de 3,1% nas vendas, com a comercialização de 5 milhões de garrafas – 95% delas produzidas na Serra Gaúcha.

Panetones – Com um crescimento de 3,5% esperado nas vendas, cerca de 4 milhões de unidades de panetones serão vendidas pelos supermercados gaúchos neste fim de ano, o que deve representar 12% da produção nacional do produto. A comercialização de panetones industrializados novamente será bem maior que a de produtos artesanais, em função dos altos custos de produção com mão de obra e energia.

Aves natalinas – A crescente concorrência neste segmento mais uma vez beneficiará os consumidores na compra de aves, que terão diversas opções de marcas, temperos e preços. Na avaliação de Longo, os gaúchos deverão novamente privilegiar os “frangões” e aves mais acessíveis e de preparo rápido. Ao todo, 850 mil aves (2,7 mil toneladas) serão comercializadas pelo setor.

Fonte: Agas

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais