Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Aumenta tempo mínimo de trabalho para pedir o seguro-desemprego

por Ivan Sgarabotto

O trabalhador tem direito a receber de três a cinco parcelas

Foto: Divulgação

As novas regras para o seguro-desemprego já estão valendo. Agora, para receber o benefício pela primeira vez o trabalhador que for demitido vai ter que comprovar que ficou pelo menos um ano e meio no emprego. 

Osdemitidos depois do dia 28 de fevereiro, vão ter mais dificuldade para receber o benefício. Pela regra antiga, o trabalhador tinha direito ao seguro-desemprego depois de seis meses com a carteira assinada. Agora, para dar entrada, pela primeira vez, ele precisa ter trabalhado pelo menos 18 meses. Na segunda solicitação do seguro-desemprego, o prazo mínimo cai para 12 meses, e na terceira vez, cai para seis meses. 

O trabalhador tem direito a receber de três a cinco parcelas. A quantidade depende do tempo de carteira assinada e também do numero de vezes que ele já conseguiu o benefício. 

As mudanças para a concessão do seguro-desemprego já estão valendo, mas também precisam ser confirmadas pelo Congresso Nacional, que tem até o dia dois de abril para votar as alterações na lei. 

E estão valendo também novas regras para os benefícios de pensão por morte e auxílio-doença. Para quem já recebe a pensão por morte não muda nada. Mas a partir de agora, as exigências para a concessão dos benefícios vão aumentar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais