Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Projeto da BRF de Marau transforma lixo em telha

por Camila Agostini

BRF estimula iniciativas de sustentabilidade nas plantas, incluindo a de Mara

Foto: Divulgação

A BRF amplia seu olhar para as boas práticas em ações de sustentabilidade, focando na redução dos impactos pós-consumo. Por isso, a Companhia adota e incentiva iniciativas que promovem o uso adequado dos recursos naturais e reciclagem de materiais em parceria com a comunidade.

Em sintonia com esse compromisso, diferentes tipos de ações têm sido desenvolvidos. Por meio da Plataforma Reciclar pelo Brasil, a BRF, em conjunto com demais empresas, apoia associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis em diversos estados do Brasil para promover a logística reversa de materiais pós-consumo.

Nas unidades, por exemplo, há desde um projeto que dá um novo uso para plásticos danificados que não puderam ser utilizados nas embalagens dos produtos em Marau, até ações com as comunidades por meio do Instituto BRF, como o fomento a um projeto de reciclagem em Capinzal, no Meio Oeste Catarinense.

“Faz parte da responsabilidade da Companhia desenvolver iniciativas para reduzir o impacto ambiental, e a reciclagem é uma delas. Os projetos atuam de forma alinhada aos compromissos da BRF, de segurança, qualidade e integridade”, explica Mariana Modesto, gerente executiva de Sustentabilidade da BRF.

Na unidade da BRF de Marau, uma iniciativa tem como foco a reciclagem de embalagens plásticas danificadas durante o processo de embalagem dos produtos. Por meio dessa prática, mensalmente, a Companhia recicla cerca de cinco toneladas de plástico, provenientes de embalagens de produtos, que são transformadas em telhas e tapumes.

Anteriormente, as embalagens eram enviadas para um aterro industrial. Desde a implementação do projeto, em 2018, a unidade já diminuiu o envio do material para o aterro. Desta forma, a unidade da BRF de Marau espera zerar o envio das embalagens até o final deste ano.

O projeto prevê a reciclagem de plástico de número 7, que faz parte de um grupo que inclui resinas de difícil reciclabilidade (poliéster e poliamida), usados para fazer recipientes para alimentos e garrafas de água reutilizáveis.

Desde 2012, o Instituto BRF coordena os investimentos sociais nas cidades onde estão unidades produtivas, sedes administrativas, centros de distribuição e filiais de venda da BRF. A participação ativa dos Comitês de Investimento Social - grupos de colaboradores das nossas unidades e de parceiros locais – é fundamental na implementação de todas as atividades. Os projetos apoiados pelo Instituto BRF privilegiam as iniciativas cidadãs com foco no desenvolvimento das comunidades, onde todos ganham: voluntários, beneficiados e a sociedade, que aprendem a trabalhar de forma colaborativa, tornando-se verdadeiros agentes de transformação.

Só no ano passado, a empresa investiu mais de R$ 150 milhões em iniciativas de eficiência ambiental, priorizando projetos, manejo florestal, tratamentos de efluentes e destinação adequada de resíduos sólidos. A Companhia é a única empresa do setor listada no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e foi a primeira empresa da América Latina a emitir Green Bonds no mercado internacional, em 2015.

E, desde 2007, é signatária do Pacto Global da ONU – ação que mobiliza lideranças da comunidade empresarial internacional para apoiar a promoção de valores fundamentais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e do combate à corrupção. Em 2019, a BRF tornou-se membro do Conselho Orientador do Pacto Global no Brasil e, neste ano, assinou a Declaração para uma Cooperação Global Renovada da ONU, documento que procura unir instituições públicas e privadas com o mesmo propósito, ao mostrar que são responsáveis, éticas, inclusivas e transparentes. Também se associou as à Emerging Markets Investors Alliance, organização sem fins lucrativos baseada em Nova York, cujo objetivo é educar investidores globais sobre as questões ambientais, sociais e de governança.

Fonte: Contato Imprensa – BRF

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais