Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Contribuintes gaúchos já sentem no bolso impactos do novo ICMS

por Camila Agostini

Com o combustível mais caro desde o dia 01/01, consumidor teve uma prévia do que há por vir

Os gaúchos iniciam 2016 sentindo o impacto do aumento da alíquota do ICMS. De acordo com os cálculos da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS), o peso extra no orçamento mensal de uma família de classe média chegará a 4,6%  este ano no Rio Grande do Sul.

O projeto polêmico que elevou em um ponto percentual a alíquota básica do tributo foi aprovado em votação acirrada realizada em setembro passado. Uma série de itens também ganhou novas faixas de cobrança na tarifação.

Um dos mais expressivos reflexos já pode ser constatado nos postos de combustíveis. O preço da gasolina que, em média, era vendida em Marau por R$ 3,70, subiu para R$4,00.  O aumento era previsível, em razão da elevação da alíquota de ICMS de 25% para 30% para o item. (Veja mais na tabela em anexo)

Entre economistas e consumidores não há dúvida de que o poder de compra deve ser reduzido no recém-iniciado 2016. Porém, conforme retrata o economista e professor Edgar Chimento,  o efeito do aumento na tributação da circulação de mercadorias deverá, pelo menos, conter, em parte, a crise financeira do estado.

Apesar disso, Chimento destaca que  a melhor forma de superar o momento de dificuldades econômicas é acreditar no potencial do país e retomar investimentos.

Confira abaixo, tabela do Instituto de Estudos Tributários que estima o impacto do novo ICMS no bolso do contribuinte gaúcho. No player de áudio ouça a entrevista com Edgar Chimento.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais