Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Último dia para pagar o IPVA 2018 com desconto máximo

por Mauro Matesco

Desconto máximo poderá chegar a 24,73%

Foto: Divulgação Sefaz RS

Termina nesta terça-feira 02/01, o prazo para quitação antecipada do IPVA 2018 - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. É a última oportunidade para o motorista se beneficiar do desconto máximo, que poderá chegar a 24,73% sobre o valor do imposto. A partir de quarta-feira 03/01, o IPVA poderá ser pago em até três vezes, mas já com a variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) para 2018, que será corrigida em 2,94%.

Até a data-limite da quitação antecipada, o motorista terá uma redução de 3% sobre o valor do tributo e poderá se valer ainda do valor da UPF de 2017. Para alcançar o desconto máximo de 24,73%, o contribuinte terá de somar as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de mais 15%; para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%; e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.

Já para se habilitar ao parcelamento, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro – as duas subsequentes serão em fevereiro, até o dia 28, e março, até o dia 29. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.

Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT – cujo valor ainda não foi divulgado pela Susep), taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom Sefaz
Edição: Denise Camargo/Secom

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais