Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Obra de autora passo-fundense é tema de projeto literário para 600 alunos de Marau

por Ana Lúcia Jacomini

Encerramento da atividade será no ia 27/10, na Casa da Cultura

Professoras que coordenam a atividade
Foto: Divulgação/EFE Comunicação

Valorizando a produção literária local, o livro “No Coração da Floresta”, obra da escritora passofundense, Luciana Lhullier, é tema de um projeto de incentivo à leitura que está sendo realizado no Iesta – Instituto São Tomás de Aquino de Marau. Mais de 600 alunos da escola estão envolvidos com as atividades.

“Nossa intenção principal é mostrarmos para os alunos que o livro é um investimento para toda a vida”, destaca a coordenadora do projeto, Rejane Carminatti. Os estudantes já tiveram contato com a obra, através de um trabalho que já vem sendo executado desde o início do ano, de forma interdisciplinar. As ações vão desde releituras feitas em aulas de artes, até interpretações dos contos de fadas e a leitura do livro de Luciana.

“No Coração da Floresta” traz uma coleção de poemas, ensaios e imagens que remetem a histórias conhecidas da cultura ocidental. Dos Contos de Fada à Mitologia Grega, de Shakespeare a Edgar Allan Poe, a autora faz uso de diferentes pontos de vista e dá voz e rosto a personagens por vezes antes caladas e na sombra, para que reclamem seu lugar no universo ficcional que habita nossa memória.

“A metáfora da Floresta refere-se ao mundo interno, nem sempre conhecido, dentro de cada ser humano, em que tempo, espaço e realidade são conceitos flexíveis, que abarcam também as narrativas da humanidade, essas histórias, que dão vida às nossas ideias e sentimentos”, diz Luciana.

O encerramento do Projeto Literário do IESTA acontecerá no dia 27 de outubro, na Casa de Cultura de Marau, com um bate-papo com a autora, que é Mestre em Teoria Literária, pela PUCRS. Luciana Lhullier foi professora, tradutora, intérprete, mediadora cultural e, recentemente, produziu o documentário Amor Animal. Já organizou e publicou livros, artigos e capítulos sobre Ensino de Língua Estrangeira. Colaborou com textos para os sites Red Room e Big Think. Atualmente mantém um blog de poesia em língua inglesa, o Wooden Box, um blog de ensaios e poesia em língua portuguesa, homônimo ao livro No Coração da Floresta, e uma página com histórias no site Storybird .

*Com informações a EFE Comunicação

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais