Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Orquestra do Sesi é homenagada na Câmara de Vereadores de Marau

por Ana Lúcia Jacomini

Na ocasião, o padrinho-fundador do projeto, empresário Antônio Roso, também recebeu homenagem

Uma noite emocionante no Poder Legislativo. Por autoria da vereadora presidente, Josiane Bedin, a Câmara de Vereadores prestou homenagem à Orquestra Sesi Marau pelos 10 anos de atuação no município, e também ao empresário Antônio Roso, padrinho-fundador do projeto. Foi durante a sessão de segunda-feira, dia 26/08.

Em meio a discursos fortes e comoventes, os atuais professores da Orquestra: Willian Baesso, Mayumi Katagiri, Samuel Daronch e Jadiel Bruning, o Maestro Rodrigo Ávila, o Gerente do Sesi Marau, Jorge Talarico, e o próprio Antônio Roso foram agraciados com um certificado do Poder Legislativo. As crianças e adolescentes que fazem parte da Orquestra deram show ao apresentar um pout-pourri com clássicos da música internacional.

“Este projeto é um orgulho e exemplo de iniciativa que deu certo. Só através da educação é que nós alcançaremos um futuro melhor para estas crianças. A educação muda tudo. E eu preciso aqui fazer um agradecimento ao Senhor Antônio Roso por ter tido esta visão vanguardista e apostado. Se não fosse pelo senhor, nada disso seria possível”, disse em seu discurso Jairo Talarico, que está à frente da Gestão do Sesi em Marau.

“Foi uma ideia que começou simples e modesta e que hoje, felizmente, alça voos muito maiores. Estes meninos e meninas é que merecem todos os aplausos desta noite. Eu me sinto muito honrado porque posso dizer que já recebi muitas homenagens ao longo da minha trajetória, mas ser reconhecido na nossa casa, na nossa cidade, é um sentimento muito mais especial”, completou o Senhor Antônio Roso.

A proponente da homenagem, vereadora Josiane Bedin, usou seu espaço para ressaltar a importância da valorização da música e cultura. “Quem me conhece sabe do meu apreço e dedicação para os projetos voltados à cultura, em especial para a música. Por esta razão, ser a proponente da homenagem de hoje é motivo de muito orgulho e emoção. Acredito que mostrar o que temos de melhor através destas iniciativas, é um gesto que além de muito bonito, deve servir de exemplo para toda uma sociedade”, encerrou.

Os Vereadores Zigomar Zanin e Anderson Rodigheri também fizeram uso da palavra representando suas bancadas.

Sobre a Orquestra Sesi Marau

No ano de 2009, na visão vanguardista do S.r. Antônio Roso, surgiu a Orquestra Sesi Metasa, sob regência do maestro Gideon Nunes.  Iniciou-se aí um trabalho de ensino de música, reunindo crianças e adolescente, filhos de dependentes da indústria e comunidade, com a vontade de difundir a arte e cultura na nossa cidade. O projeto originou-se através da Lei Rouanet, no qual a empresa Metasa foi a patrocinadora adquirindo os instrumentos. Daí é que surgiu o nome de início: “Projeto SESI FIERGS – Orquestra METASA”. 

A partir da sua criação, surgiram várias oportunidades de apresentações dentro do SESI e em eventos da comunidade em geral.

No ano de 2011 as oficinas do SESI passaram por algumas reformulações, e foi em julho daquele ano que o Maestro Rodrigo Avila Silveira assumiu a coordenação da Orquestra, mudando o formato estrutural, ampliando o seu número de alunos, modificando a forma de apresentações e repertório e  tornando-se assim um dos projetos referência nas Oficinas de Música do SESI/RS.  Tal formato levou a Orquestra para apresentações em diversas cidades do estado.

No ano de 2014, a Orquestra representou o SESI e a nossa cidade em um importante encontro internacional de educação musical, apresentando-se nos teatros da UFRGS e PUC, em Porto Alegre – RS.  Nesse mesmo ano, a demanda de alunos cresceu e necessitou a contratação de mais profissionais. Agregou-se a equipe então, a professora Mayumi Tramontina Katagiri no atendimento especializado nas aulas de violino.

No ano seguinte, em 2015, ingressou o professor Anderson Azevedo, auxiliando nas aulas de sopros, e o professor Samuel Diehl Daronch, que foi aluno das oficinas de música do SESI e agora está com a responsabilidade de ministrar musicalização infantil e teclado.  Já no ano de 2016, ocorreu a contratação do professor Fernando Simor, para atendimento das aulas de sopro em geral.

No ano de 2017, em comemoração aos 70 anos do SESI no Rio Grande do Sul, foi gravado um DVD da Orquestra, agora denominada Orquestra SESI MARAU.  A gravação ocorreu na Casa de Cultura de Marau, e teve a participação de toda a comunidade marauense.  Nesse mesmo ano, tivemos a inclusão do professor Jadiel Bruning, que foi aluno das oficinas de música do SESI, no qual participou de inúmeras apresentações com a Orquestra, tornando-se agora parte da equipe de professores.

Hoje a orquestra celebra 10 anos de uma caminhada de muitas apresentações, realizações e conquistas.  Um projeto que surgiu simples e modesto e que hoje alcança um patamar muito mais elevado, disseminando educação e cultura para onde for requisitada.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais