Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cinema é destaque na programação da 33ª Festa Italiana de Marau

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

“Brava Zente. Storie della Terra Veneta” será apresentado nesta quarta-feira, 29/06

Foto: Divulgação/Associazione Veneti nel Mondo

Na noite desta quarta-feira, 29/06, a Casa da Cultura de Marau deve receber exibição inédita! É o filme “Brava Zente. Storie della Terra Veneta” (“Brava Gente: a história da Terra Vêneta”, em tradução livre) que chega pela primeira vez às telonas brasileiras.

A exibição é parte da programação da 33ª Festa Italiana de Marau e acontece através de uma parceria entre a Prefeitura do município, o Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul (COMVERS) e a Associação “Veneti nel Mondo”. O longa é dirigido pelo cineasta italiano Giancarlo Cappellaro, natural da região italiana do Vêneto, e foi gravado entre 2019 e 2020.

Segundo a representante do COMVERS em Marau, Naura Bordignon, a “Brava Zente” tem total relação com o tema da Festa Italiana em 2022. “Vai ser um momento bem significativo, uma vez que a fala deste vídeo-documentário, deste filme, é, exatamente, a língua Talian, que é o tema da nossa festa”, afirma. Ela complementa ressaltando que “é importante que, minimamente, a pessoa compreenda a língua para que faça todo sentido participar dessa noite que celebraremos a língua e a cultura italiana”.

Naura explica que o longa é ambientado nos Anos 50 e traz o cotidiano da vida nas aldeias do Baixo Vicentino no Vêneto. “Tem muita relação com o modo de viver, de pensar, comportamento, com as dificuldades que viviam os vênetos no pós-Guerra lá na Itália, lá no Vêneto, especialmente antes de imigrar.”

A integrante do COMVERS também explica que a oportunidade surgiu de uma visita à sede da Associação “Veneti nel Mondo”, em Vicenza. “Nessa oportunidade, o presidente, o senhor Aldo Rozzi Marin, ficou extremamente emocionado e interessado pelo tema da festa aqui de Marau neste ano. Então, oportunizou que acessássemos esse projeto e trouxéssemos a projeção deste filme.”

A exibição acontece na Casa da Cultura de Marau a partir das 19h30 desta quarta-feira, 29/06. A entrada é gratuita.

Programação da semana

A semana dos dias 26/06 a 02/07 marca o encerramento da 33ª Festa Italiana de Marau. Além da exibição do filme, tem destaque na programação da semana a Missa Italiana, que ocorre na terça-feira, 28/06, o Nhoque da Sorte, que acontece na quarta-feira, 29/06, em paralelo ao longa, e o 5º Festival de Sopas e Sabores, previsto para sábado, 02/07. Confira a programação completa abaixo:

28/06 – terça-feira – 19h – Missa Italiana – Local: Igreja Matriz Cristo Rei. 

29/06 – quarta-feira – 9h – Vídeo Palestra com o professor Michele Cortelazzo – Lingua e dialetti. Il caso del Talian. Dal Veneto al Brasile – Local: postagem na página da Prefeitura. 

29/06 – quarta-feira – 19h – Nhoque da Sorte – Local: Hotel De Conto. 

29/06 – quarta-feira – 19h30 – Exibição do filme “Brava Zente: Storie della terra veneta” – Local: Casa da Cultura. 

30/06 – quinta-feira – 19h – Sarau da Casa – Alusivo a 33ª Festa Italiana de Marau – Local: Casa da Cultura. 

02/07 – sábado – 20h – 5º Festival de Sopas e Sabores – Local: CTG Sentinelas do Pago. (Informações com Liamar: 99963-8258)  

Às terças-feiras – Almoço típico italiano – Local: Ti Contei Restaurante (Informações e contato para reservas: 99917-7575). 

Às quartas-feiras – Almoço típico italiano – Local: Restaurante Kamargo (Informações e contato para reservas: 99906-1181).


Para ouvir a entrevista com Naura Bordignon, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais