Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Projeto Cucagna Scola de Talian abre inscrições para curso gratuito do idioma

por Ana Lúcia Jacomini

Matrículas podem ser feitas no período de 1º até 11 de fevereiro

Foto: Divulgação/Cucagna Scola de Talian

Quem deseja aprender a Língua Talian tem a oportunidade de estudar gratuitamente, por meio do projeto Cucagna Scola de Talian.  As inscrições serão recebidas no período de 1º até 11 de fevereiro de 2024 e devem ser realizadas no site da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, www.unicentro.br, no link https://evento.unicentro.br/site/talian/2024/1

Neste primeiro semestre de 2024 serão ministradas aulas em formato híbrido (presencial e a distância), para turmas nos níveis I, II, III e IV Conversação. Para novos alunos, as vagas estão abertas para o curso de Talian Nível I. Os estudantes dos demais níveis também devem realizar a matrícula nesse período. As aulas iniciam no dia 13 de março.

O curso está inserido no projeto Cucagna Scola de Talian. É uma iniciativa em parceria entre a a universidade e a Associação dos Difusores do Talian (Assodita) e busca contribuir para a difusão e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo Ministério da Cultura em 2014.

Realizado desde o segundo semestre de 2021, o curso iniciou com uma turma de estudantes no Nível I. No segundo semestre de 2023, o projeto acolheu 749 inscritos em quatro turmas, nos níveis I, II, III e IV Conversação. Dezembro de 2023 também marcou a conclusão da segunda turma que realizou os quatro níveis do curso.

As aulas são realizadas em duas modalidades: online e presencial. Na modalidade online, o curso tem aulas síncronas, ministradas em plataforma digital Moodle e Google Meet, para alunos matriculados. Na modalidade presencial, ocorre a retransmissão dos conteúdos ministrados na UNICENTRO, em 24 núcleos cadastrados em municípios nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Em cada município há um professor coordenador, responsável por reunir os alunos e promover atividades lúdicas, com a finalidade de praticar a Língua Talian.

O projeto Cucagna Scola de Talian tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC). Também conta com patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina, COOPERLATE.

Novos materiais em 2024

Duas novidades estão previstas no ensino-aprendizagem em 2024: canções em Talian e um livro pedagógico. Um livro com 40 canções em Talian (incluindo a partitura) será disponibilizado gratuitamente em plataforma digital. Já o livro pedagógico, com 200 páginas, será entregue impresso aos matriculados e ex-alunos, também de forma gratuita, apenas com pagamento do custo de envio pelo correio.           

O Dissionário Talian Brasilian, lançado em 2023, abrangendo parte significativa do léxico do Talian em mais de 23 mil verbetes e com 716 páginas, com a grafia atualizada, está disponível gratuitamente em plataforma digital da DOC PRO (no link: >https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=dictalian&pagfis=1).

Atividades para estudantes e comunidade

 Em 2024, ano em que se celebram os 10 anos do reconhecimento do Talian como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo Ministério da Cultura/IPHAN, o Projeto Cucagna Scola de Talian inclui em sua programação duas importantes ações que fazem parte do projeto pedagógico: O Segundo Desafio do Talian (La Seconda Sfida del Talian) e a Olimpíada do Talian (Olimpìada del Talian). O município de União da Serra (RS)  vai sediar, no dia 23 de março, o Segundo Desafio do Talian e o município de Nova Bassano (RS) sediará a Olimpíada do Talian, que acontecerá em novembro. Esses eventos resgatam jogos tradicionais, artesanato e apresentações da cultura da imigração italiana.

A primeira edição do Desafio do Talian foi realizada em 2023, em Vista Alegre do Prata (RS), e reuniu cerca de 300 participantes. A primeira edição da Olimpíada do Talian aconteceu em Serafina Corrêa (RS), também com 300 participantes. Juntamente com a olimpíada, em novembro, acontecerá, também em Nova Bassano (RS), o XXVIII Encontro Nacional de Difusores do Talian (Incontro Nassional dei Difusori del Talian) que, tradicionalmente, tem programação de dois a três dias, repleta de manifestações culturais do Talian, por meio de palestras, apresentações culturais, gastronomia típica, presença dos difusores e autoridades políticas e consulares, integração e propósitos em prol da Cultura Taliana.

Essas atividades fazem parte do Cucagna Scola de Talian fase II e reúnem professores, estudantes e monitores do curso de Língua Talian, além de integrantes da comunidade interessados no idioma e na Cultura Taliana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais