Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Artista marauense leva exposição para a Porto Alegre

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Giovano Durante é um dos artistas que participam da exposição “Irremoto”

Marauense por nascença e artista plástico por natureza. Giovano Durante é uma figura curiosa dentro do universo cultural de Marau. Apesar de ser dono de uma voz calma, ele é autor de quadros com um perfil questionador, repletos de formas disformes e tons impactantes.

Ao longo desta semana, Giovano deve levar algumas de suas fotografias, pinturas, esculturas e apropriações para Porto Alegre. Ele é um dos artistas que participam da exposição “Irremoto” no Espaço Força e Luz, localizado no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, parte do Centro Histórico de Porto Alegre. A mostra será inaugurada na próxima terça-feira, 02/08, e segue até 10/09.

Além dele, outras três artistas (que foram suas colegas de graduação) devem participar com obras próprias. “Aconteceu que a gente estava tendo a mesma orientadora [de TCC] e, na época, lançou esse edital do Espaço Força e Luz”, ele conta. “Aí, a nossa orientadora, Alice Porto, que ela é artista também, ela inscreveu a gente, a gente montou um portfólio e tal, e a gente passou... Ficamos bem, bem contentes que, assim, no final do curso, já se abriu essa porta.”

Giovano antecipa que um dos fios que conecta os trabalhos é a realidade da qual vem os artistas, deste espaço do interior do Norte do Rio Grande do Sul. “A gente está levando bem uma coisa daqui, que é comum da região, mas coisas do nosso dia a dia, lá para a capital. Então tem essa ideia de a gente estar em um lugar mais isolado desses centros urbanos maiores, assim, mas que tem a própria realidade.”

Outros detalhes incluem o fato de que as produções têm um aprofundamento maior e uma reflexão entre as relações urbanas e a natureza. “Até, a minha, eu venho desenvolvendo desde 2019, assim”, diz ele, se referindo à série de projetos que sucedeu a performance> “Larvas em Ordem e Progresso”, que surgiu do inesperado encontro entre Giovano e um >urubu que havia morrido em frente à sua casa.

Complexas garatujas

Além da exposição, o Espaço ainda deve receber uma apresentação do grupo de música experimental Complexo Garatujas. Ela deve acontecer pela metade do período da exposição, no dia 20/08.

O Garatujas foi fundado ainda em 2019, quando os integrantes se reuniram no topo da caixa d’água de Marau e, sem conseguir fazer uma fogueira, “maltrataram” alguns instrumentos convencionais e batucaram garrafas em busca de música. A gravação desta primeira experiência se transformaria no álbum de estreia do grupo, “Crueza”. Todas as nove músicas estão disponíveis digitalmente.

Entre várias formações, o complexo ainda lançou os discos “Quinto Sacramento” (2019) e “Lua Engraçada” (2020). A banda é conhecida por performances cheias de dramaturgia, simbolismo e interação com o público. Não há mais detalhes a respeito do que será apresentado na “Irremoto”.


Para ouvir a entrevista com Giovano Durante, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais