Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Com foco no Samba, Depósito 146 realiza Balbúrdia II

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Evento ocorre na noite desta sexta-feira, 22/12

Foto: João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada

Nesta sexta-feira, 22/12, o espaço expositivo Depósito 146 realiza a segunda edição do evento Balbúrdia. O evento encerra o ano da casa de cultura independente de Marau, ocorrendo entre 18h e 22h na Rua Anchieta, nº 146. A entrada é franca.

À Tua Rádio Alvorada, o idealizador do ateliê aberto, Giovano Durante, explicou a proposta do Balbúrdia II. “A intenção vai ser ter essa abertura de palco para os artistas e o público que estiverem ali [possam] tomar com música, alguma escrita ou poesia”, afirma o artista visual.  

A prioridade é para os trabalhos autorais. “Esse evento ele tem essa questão. A ideia é não tocar músicas cover e estimular a produção individual artística. Vai ter essa parte da música e uma tela para fazer uma pintura coletiva, como foi na primeira edição do Balbúrdia.” 

Uma bagunça com convidados 

São três os principais integrantes que agitam o Balbúrdia II. “[Tem] essa artista que é a Cecília Três”, inicia Giovano, “ela fez um show para apresentar o álbum novo que ela lançou esse ano, de músicas autorais, no Espaço Ritornelo em Passo Fundo”. Além da cantora, acompanham os músicos Dhiuly Lima, Márcio Kbecinha e Chico Tres. 

Intitulado “Cecília”, o disco foi publicado em novembro de 2023. Com um total de 11 músicas, ele se apropria de algumas sonoridades típicas dos anos 20, em especial do Samba e do Jazz, entre o alegre e o melancólico e passando por múltiplas línguas, para tratar da luta social. 

Além deles, também se apresenta no Depósito 146 o cantor e multi-instrumentista independente, Germano da Silva. “É um grande amigo meu e que a gente vem, há algum tempo, desenvolvendo essa ideia de explorar mais a música de improviso”, conta Giovano, “então, o Germano vai estar ali tocando, também, as músicas autorais dele, parte do álbum que ele lançou ano passado e algumas novas que estão por vir”. 

“Janelas Não Mentem, Vol. 1 (Engaiolado)” foi lançado em junho de 2022 e é um disco com enredo. Também repleto de elementos do Samba, o EP de seis músicas acompanha uma história pandêmica – com um quê intimista e autobiográfico. 

O momento também conta com o experimentalismo rabiscado e acidental do Complexo Garatujas. “O mais que for rolando de música espontânea ali, [conta] com intermédio do Garatujas, que vai ser eu e a Tauane Rangel. A gente vai estar fazendo esse meio campo, assim, o diálogo entre os artistas e o público.” 

Algazarra dobrada 

A primeira edição do Balbúrdia ocorreu em janeiro de 2023 e teve como foco a mistura entre o rock psicodélico da banda Órbita Mente e a música ensaística do grupo Garatujas. Na épo, já havia a proposta de repetir o formato – com o conjunto experimental convidando outros participantes para um evento no Depósito 146. 

Isso deve acontecer novamente, mas com artistas da cena musical de Passo Fundo e mais voltados ao ritmo embalado da MPB. “Os estilos musicais, tanto da Cecília, quanto do Germano, eles têm uma influência maior da Música Popular Brasileira e do Samba”, explica Giovano, “é uma mistura com o Rock e o Jazz, é um negócio bem particular, diferente do que a gente costuma ouvir por aqui”. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais