Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Câmara de Vereadores lança o Projeto Marau era Assim

por Ana Lúcia Jacomini

Ideia é mostrar as transformações que a cidade vem vivendo ao longo do tempo

Foi lançada oficialmente na manhã de quinta-feira, 21/07, na Praça Elpídio Fialho, a intervenção urbana denominada "Marau era assim": uma realização  da Câmara de Vereadores de Marau em parceria com MOT e CEDIL e execução  do Lista Marau. Participaram do ato, entre outras pessoas da comunidade, o vice-prefeito Rui Carlos Gouvêa, o presidente da Câmara de Vereadores João Wagner Daré, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer em exercício Naura Bordignon e os idealizadores do projeto Candice Campos e Artur Rodrigues.

MARAU ERA ASSIM
O projeto "Marau era assim" faz a história migrar dos lugares ditos “consagrados” (ou seja, destinados a exposições e pesquisas, como bibliotecas e museus) e expandir para locais de visibilidade cotidiana: praças, ruas e parques.

Na prática foram utilizadas 20 fotografias antigas de Marau para criar um comparativo com os dias atuais e também contar um pouco da história dos locais retratados. A grande inovação do projeto é que foi montado em formato de intervenção urbana. Ou seja: as fotografias estão dispostas em 20 painéis instalados nos pontos da cidade onde elas foram feitas no passado. Diante de cada painel, as pessoas podem visualizar a foto antiga e, bem à frente, a paisagem atual do lance ali retratado no passado.

Além disso, cada painel contém um QRCode que dá acesso à montagem entre as duas fotos (antiga e atual) e a um breve relato histórico.

OBJETIVO
Levando a história às ruas o projeto provoca uma mudança no cenário já existente impactando diretamente no dia-a-dia da população. Colocar os pedestres e frequentadores de espaços públicos em contato com a história gera transformações e reações, tanto intelectuais quanto sensoriais.

A proliferação de indústrias, comércios e serviços acentuaram o caráter utilitário dos espaços ocupados. Colocar a história neste contexto passa a ser um meio de distanciar a população do cotidiano, da rotina e do comum, buscando oferecer algo informativo, educativo, significativo e criativo.

HCR
Cópias dos 20 painéis que estão distribuídos pela cidade foram feitas para montar uma exposição permanente junto ao Hospital Cristo Redentor e estarão disponíveis a quem passar pelas principais salas de espera da entidade. Segundo Marcelo Borghetti, diretor do HCR, é uma forma de oferecer um pouco de entretenimento, informação e conhecimento a quem passa por ali.

GALERIA
As 20 fotos também podem ser vistas através do site Lista Marau pelo link: listamarau.com.br/galerias

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais