Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

É de Marau, a idealizadora do evento que marcou a retomada das atividades presenciais do MTG

Baixar Áudio por Camila Agostini

Evento aconteceu de 13 a 15 de novembro, em Santa Cruz do Sul

Foto: Divulgação

Foi da marauense Madeline Zancanaro, vice-presidente artística do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho a ideia de realizar o Festival dos Festivais, ocorrido de 13 a 15 de novembro, no ginásio poliesportivo de Santa Cruz do Sul. Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, ela conta que nos lugares por onde chega, muitas vezes, é chamada de “gringa de Marau”. “Eu me orgulho de representar minha cidade em momentos como este que realizamos, depois de um ano e oito meses sem apresentações presenciais devido à pandemia”, destaca Madeline. E não à toa, Marau chega a "estâncias" cada vez mais longínquas. Lideranças de diversos setores integram as comissões que organizam grandes eventos, como foi o Festival dos Festivais.

O evento marcou o retorno de atividades presenciais ligadas ao tradicionalismo gaúcho.  Em três dias, estiveram reunidos em Santa Cruz do Sul, os finalistas dos últimos cincos anos dos três maiores eventos culturais do Rio Grande do Sul: o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), o Festival Gaúcho de Danças Tradicionais (Fegadan) e o Festival Gaúcho de Chula (Fegachula). Os encontros considerados clássicos do MTG tiveram suas últimas edições realizadas antes da pandemia, em 2019. 

Os espetáculos ocorreram em 18 modalidades como danças gaúchas de salão, chula, declamação feminina e masculina, intérprete solista vocal feminina e masculina, conjunto vocal e instrumental, bandoneón, gaita de boca, gaita piano e gaita de botão (até oito baixos e mais de oito baixos), violão, violino, trovas, pajada e causo. 

“Vamos partir agora para um momento de avaliação para que este Festival possa, quem sabe, vir para ficar. E que, de tempo em tempo, ele aconteça para celebrar, ainda mais, nossa arte e nossa cultura”, retrata Madeline.

Ouça a entrevista completa no player de áudio

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais