Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Festival da Música de Passo Fundo vem fortalecer relação da cidade com a música

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Principal evento deve ocorrer nesta quinta-feira, 16/03

Foto: Michel Sanderi

A semana é de muita música em Passo Fundo! Desde a segunda-feira, 13/03, está acontecendo na cidade o Festival de Música e Semana da Música do município. A programação é intensa e se estende até o sábado, 18/03. 

Segundo a secretária de Cultura de Passo Fundo, Miriê Tedesco, o evento surge para reforçar a relação histórica que o município tem com a música. “A gente é reconhecido nos lugares mais inusitados como a cidade da música do ‘Gaúcho de Passo Fundo’, a cidade do Teixeirinha”, afirma, “e é isso que a gente tá querendo fortalecer com esse festival, um festival que tem várias perninhas”. 

Esta é a primeira vez que o Festival ocorre neste formato. “Ele já nasce forte, porque estamos amparados por um projeto de lei do vereador Michel Oliveira (aqui de Passo Fundo) que torna essa Semana de Música uma proposta, enfim, um evento que deverá acontecer sempre em todos os meses de março.” 

A programação inclui apresentações musicais, rodas de conversa, momentos de formação e jams (ensaio aberto ao público). Entre os shows, estão os músicos passo-fundenses Yamandu Costa, Alegre Corrêa, Gabriel Selvage e Luna Paz, além do gaiteiro porto-alegrense Renato Borghetti. 

O destaque vai para o Guitar Festival e para a inauguração da Escola Pública de Música Yamandu Costa. 

Escola Municipal de Música 

Para o poder público de Passo Fundo, o principal evento da semana é a inauguração da Escola Pública de Música Yamandu Costa. O modelo, inovador para a região, será lançado nesta quinta-feira, 16/03. 

A secretária Miriê explica como será o funcionamento do novo centro de ensino. “O projeto acontece em quatro escolas, onde existe, então, o primeiro contato com a música”, afima, complementando que o processo inicia “lá no ensino fundamental, estará sendo trabalhado como na fase experimental com quatro escolas e, depois, alunos que se destacarem, que quiserem seguir, aprofundar, eles passam, então, a ingressar na Escola Pública de Música”. 

A Yamandu Costa irá funcionar no Parque da Gare, em espaço já está pronto. “Essa escola não tem o fim de formar músicos, em princípio, mas de tornar as pessoas mais sensíveis.”

Programação 

Abaixo você confere toda a programação para o Festival da Música de Passo Fundo a partir desta quarta-feira. Os eventos têm entrada franca e podem ser acessados pela população em geral – desde que haja interesse por conhecer o universo da música. 

15/03 | QUARTA-FEIRA 

14h - Oficina para formação dos instrutores da Escola Pública de Música Yamandu Costa. 

18h - UPF Guitar Festival. Grupo de Percussão UPF / Sonic Boom / Upf Guitar Festival. Local: Na Gare Estação Gastronômica. 

16/03 | QUINTA-FEIRA 

09h - Inauguração da Escola Pública de Música Yamandu Costa. Local: Parque Da Gare. 

14h - Yamandu Costa visita a EMEF Cohab Secchi e a EMEF Senador Pasqualini. 

18h - Formação Musical. Tema: Posicionamento no mercado fonográfico com Samuel Quadros. Local: Teatro Municipal Múcio de Castro. 

18h45 - Formação Musical. Tema: Finger Tab Method – Entendendo o violão pela tablatura com Jonathas Ferreira. Local: Teatro Municipal Múcio de Castro. 

20h - Show “Dois Ventos” - Alegre Corrêa e Luna Paz. Local: Teatro Municipal Múcio de Castro. 

21h30 - Open Mic PF – Jam Session. Local: O’Vallenguer Pub 

17/03 | SEXTA-FEIRA 

14h - Yamandu Costa visita a EMEF Benoni Rosado e a EMEF Wolmar Salton. 

18h - Formação Musical. Tema: Recital didático de violão com Márlou Peruzzolo e Cauã Canilha. Local: Teatro Municipal Múcio de Castro. 

19h - No Ritmo da Prosa – Música no Mundo com Yamandu Costa, Alegre Corrêa e Gabriel Selvage. Local: Teatro Municipal Múcio de Castro. 

20h - Show Gabriel Selvage – 20 Anos de Música. Local: Teatro Municipal Múcio de Castro. 

18/03 | SÁBADO 

19h - Renato Borghetti Quarteto. Local: Auditório do Colégio Notre Dame. 

20h - Yamandu Costa. Local: Auditório do Colégio Notre Dame. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais