Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Dedicação em honra ao tradicionalismo

por Camila Agostini

Patrono e Prenda Farroupilha de Marau falam sobre as atividades alusivas ao 20 de Setembro

Foto: Camila Agostini / tuarádio

Como ocorre tradicionalmente no mês de setembro, todos os anos, os gaúchos celebram a lembrança de seus feitos na Revolução Farroupilha. As comemorações culminam com as atividades do dia 20 de setembro, a data magna do calendário estadual. Toda a programação dos chamados Festejos Farroupilha é acompanhada pelo Patrono e pela Prenda escolhidos para apadrinhar as atividades. Este ano, em Marau, foram designados para esta missão, o Patrono Maurinho Monteiro, indicado pelo Grupo de Cavaleiros Última Tropeada, e a Prenda Júlio Rigo, indicada pelo CTG Sentinelas do Pago. O título foi conferido a ambos na noite de sábado, 10/09, durante o Costelão Fandango que abriu oficialmente, os Festejos Farroupilha de 2016 em Marau. No estúdio da Tua Rádio Alvorada, eles falaram sobre a responsabilidade de representar o tradicionalismo marauense neste momento em que o orgulho de ser gaúcho aflora, ainda com mais força, no sentimento de quem ama o Rio Grande do Sul – ouça no player de áudio.

Este ano, a temática dos Festejos em Marau remete-se à “República das Carretas”.  Era assim que se denominava a República Rio-grandense, em virtude das frequentes mudanças da capital, entre 1836 e 1845, quando, a cada troca de endereço, toda a documentação da república era transportada em carretas. Os eventos seguem até o dia 20 de setembro, quando acontece, na Avenida Júlio Borella, o Desfile Farroupilha.

Festejos Farroupilha 2016 - Programação

-De 12 a 14 de setembro, segunda à quarta: Café de Chaleira do CTG Felipe Portinho das 18h às 22h;

-15/09: Quinta Tertúlia Interna no CTG Felipe Portinho, às 20h.

-16/09: III Jantar Tertúlia – Grupo Tradicionalista Anita Garibaldi no Simarau, às 20h.

-17/09: IV Surungo de Candiero – Grupo de Cavalarianos Última Tropeada / Revista Campo e Cidade, no Ginásio Santo Expedito, às 20h.

-18/09: Missa Crioula no CTG Sentinelas do Pago, às 19h.

- 19/09: Patrono recebe is patrões na sede do GC Última Tropeada, às 19h; Sessão Solene da Câmara de Vereadores;

- 20/09: Desfile Farroupilha na Avenida Júlio Borella, a partir das 9h; Gincana Campeira – PL Os Parceiros, no Parque Lauro Ricieri Bortolon, a partir do meio-dia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais