Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Museu Municipal de Marau inaugurou espaço dedicado à Gilda Fialho

Baixar Áudio por Liliana Trentini

Gilda Fialho foi uma figura feminina que teve um importante papel na história cultural de Marau

Nesta sexta-feira, 08/03, junto ao Museu Municipal de Marau, localizado no segundo piso da Casa da Cultura, foi inaugurado um espaço dedicado à Gilda Fialho. Figura feminina que teve um importante papel na história cultural de Marau. Segundo Cibele Landin, responsável pelo Museu, a homenagem à Gilda é composta por relatos que contam sobre a vida e contribuição ao município. Juntamente com fotos e registros da biblioteca que Gilda mantinha no Clube Liberdade, além disso no mesmo espaço está o livro em que ela escrevia suas peças de teatro.

A inauguração oficial aconteceu nesta sexta, porém será um projeto que terá continuidade. "Nós não temos todos os dados que gostaríamos de ter ainda, entramos em contato com pessoas que conviveram com Gilda Fialho e agora estamos esperando o retorno. Além disso, todo mundo que souber alguma coisa sobre Gilda e quiser compartilhar com o Museu será muito bem-vindo" explicou Cibele.

QUEM FOI GILDA FIALHO?

Nascida no ano de 1910 na cidade de São Leopoldo, veio para Marau com o marido Dr. Elpídio Fialho. Gilda se formou em magistério e foi mãe de três filhos. Faleceu  em 1949, com 38 anos por complicações do câncer de mama. Na sua passagem por Marau, Gilda criou o Grupo de Teatro Irene Valente e também manteve uma biblioteca com um rico acervo de exemplares no Clube Liberdade.

Ouça mais sobre Gilda Fialho na íntegra.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais