Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Biblioteca Municipal recebe doação de 82 livros

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Coleções incluem títulos de Érico Veríssimo e Darcy Ribeiro

Foto: Luis Carlos Rodrigues de Lima/Tua Rádio Alvorada

Na manhã desta terça-feira, 04/01, a Biblioteca Municipal Professor Francisco Jatyr Pastre realizou uma cerimônia em que oficializou o recebimento de 82 livros. Cerimônia aconteceu dentro do espaço da Biblioteca na Casa da Cultura de Marau e contou com a presença do prefeito Iura Kurtz, do vice-prefeito Rui Gouvêa, da secretária de Cultura, Esporte e Lazer Josiane Bedin e do senhor Antonio Borella De Conto, ex-prefeito da cidade.

De Conto foi responsável pela doação da obra completa de “O Tempo e O Vento”, de Érico Veríssimo, assim como outros títulos do autor. A coleção era parte do acervo particular do ex-prefeito antes de ser doada e passa a estar à disposição do público leitor. São 32 livros, incluindo os volumes de “O Continente”, “O Retrato” e “O Arquipélago”, além das obras “Viagem à Aurora do Mundo”, “Olhai os Lírios do Campo”, “Incidente em Antares”, entre outros.

Os outros 50 livros foram uma doação da Secretaria da Cultura do estado do Rio Grande do Sul. Segundo a diretora e coordenadora da Biblioteca Municipal Nair Moraes Arruda, o presente foi concedido pela secretária da Cultura Beatriz Araujo quando ela recebeu a equipe da Biblioteca em seu gabinete. Nair conta que, na ocasião, a secretária “ficou maravilhada com o trabalho que a gente desenvolve aqui e resolveu, naquele mesmo instante, nos doar uma coleção que ela tinha de extremo valor cultural”. Tratam-se de 50 volumes da coleção do educador, professor, político, ativista, antropólogo Darcy Ribeiro que vêm pela primeira vez para uma biblioteca pública do RS.

A diretora também ressaltou que a Biblioteca Pública segue ativa neste período de férias. A entidade segue aberta em janeiro, funcionando das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. “Leitores, venham! Tragam um amigo, tragam alguém que está na sua casa, tragam uma pessoa que vem visitar Marau... Traz aqui para conhecer a nossa Biblioteca”, convida Nair.

Descobrindo Veríssimo

De Conto concorda que “a gente ouve falar em Érico Veríssimo e pensa em ‘O Tempo e O Vento’”. Contudo, segundo o ex-prefeito, esse não é o único título do autor.

Ele mesmo descobriu Veríssimo através de um de seus títulos menos conhecidos. “A primeira obra que eu vi, eu acho que eu tinha uns 18 ou 20 anos, na biblioteca do Clube Liberdade, Biblioteca Gilda Fialho, [foi] ‘Gato Preto em Campo de Neve’”, comenta. A história conta sobre quando ele morou nos Estados Unidos, relatando vivências e experiências do escritor no país. O livro é parte da coleção doada por De Conto à Biblioteca.

O ex-prefeito explica que a ideia de realizar a doação surgiu porque ele se mudou para um apartamento menor e o espaço para a biblioteca reduziu. “Eu tinha duas opções: encaixotar, deixar os livros em um depósito e não servir para nada” explica. E complementa dizendo que também havia a opção de “trazer para a Biblioteca Pública para que, todos os que quisessem, passem ali, busquem os livros, leiam e se encham de cultura”.

Segundo De Conto, ele ainda deve seguir doando livros para a Prefeitura e para a Biblioteca. Ele também comentou que cedeu uma máquina elétrica de datilografia e um projetor de slides ao Museu Municipal de Marau. “Eu só tenho medo de entrar ali dentro do museu que daí não me deixem mais sair”, ele brinca.


Para ouvir a entrevista com Antonio Borella De Conto e Nair Moraes Arruda, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais