Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

1º Danzpare Juvenil Brasil estreia nesta terça-feira, 05/11

por João Pedro Varal Tartari

Festival internacional de dança terá Marau como ponto de partida

Nesta terça-feira, 05/11, Marau será sede da estreia de mais uma edição do Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares. É o 1º Danzpare Juvenil Brasil – 2ª edição da versão juvenil do evento cultural, que deve receber casais de 15 países além do Brasil em um evento de acesso gratuito. 

“Estamos sendo acolhidos pela direção do Cristo Rei, colégio onde a Bailar também tem sua filial”, explica a produtora cultural Raquel Cristina Rubert Pereira, representante do Danzpare no Brasil e proprietária da Baillar Centro de Danças. “Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados, com antecedência, na recepção Colégio Cristo Rei.” 

A estreia do festival cultural ocorre no Centro de Eventos do Colégio Franciscano Cristo Rei, a partir das 19h30. “Estão todos convidados. Será um grande espetáculo, onde vamos poder estar compartilhando culturas através da dança, indumentária e idioma de 16 países.” 

O roteiro ainda passa por quatro outras cidades gaúchas. “Em todos os festivais, viaja um casal de cada país divulgando a cultura do seu país, do seu estado, da sua cidade. A ideia principal é levar, além da cultura, muita alegria e leveza para quem for impactado por esse evento – que acontece, de forma gratuita, junto às escolas, aos shoppings, às ruas, aos teatros.” 

Uma versão juvenil 

A edição que começa em novembro é a 2ª realização da versão juvenil do festival – a primeira em outra faixa etária foi no Panamá em 2022. O Juvenil é uma derivação do Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares. 

Os jovens têm entre 14 e 17 anos e vêm de 16 países. “Esse formato juvenil é a primeira vez que está vindo ao Brasil e vai estar recebendo quatro países europeus – que são Hungria, Polônia, Ucrânia e Sérvia – e vai estar recebendo 12 países da América Latina – que são Argentina, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Equador, Colômbia, Chile, México, Peru, Uruguai, Bolívia e Brasil.” 

A edição também promete ser uma das maiores de todos os Danzpare até agora. “Nós estamos muito felizes, porque será a maior edição em termo de número de países e a primeira edição, de toda a rede Danzpare, que recebe países europeus.” 

Mundialmente conhecidos 

Em 2023, o Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares foi filiado à Federação Internacional de Festivais de Dança (FIDAF). “O nosso diretor esteve na Coreia e levou um projeto dos nossos Danzpare, que teve aprovação da maior federação de festivais do mundo. O FIDAF, hoje, ele coordena festivais em mais de 160 países. Então, diante dessa amplitude de divulgação do Danzpare, nós nos tornamos mundialmente conhecidos.” 

A marca Danzpare surgiu na Costa Rica, por meio de Hans Leitón Gutiérrez e comemora 15 anos de existência em 2025. “A gente faz uma programação bastante ampla para que todos os interessados tenham diversas formas de se envolverem com o evento.” 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais