Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Rapper marauense trabalha em novo EP

por João Pedro Varal Tartari

“Era de Kali” deve adaptar o rap de Ornelinhax à drill music

OrnelinhaX em sua apresentação no Cultura 24 Horas
Foto: João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada

A música também movimenta o setor cultural de Marau – especialmente de forma independente. É o caso do rapper marauense OrnelinhaX, nome artístico do artista, designer e produtor musical Bruno de Ornelas. Apesar do ano corrido, ele tem trabalhado em um novo projeto que adapta a lírica tradicional dos seus raps a um novo gênero. 

Ornelinhax antecipou para a Página Rosa que está trabalhando em um novo EP, que deve se chamar “Era de Kali”. “Até então serão 4 faixas na versão Original, duas delas foram apresentadas na última edição do Cultura 24 Horas”, contou por meio de mensagens.  

A proposta do artista é lançar o mini-álbum antes do final do ano de 2023. “Sem datas definidas para lançamento ainda”, explica Bruno, “mas um deles estou com a intenção de fazer o lançamento antes do final do ano”. 

O rapper ainda dá mais detalhes dos motivos dessa estagnação nas próprias estreias. “Este ano foi bem corrido, com diversas mudanças e tudo mais. Eu não tive tanto tempo assim para elaborar lançamentos. Passei boa parte do tempo trabalhando, estudando e focando na produção de outros artistas.” 

É possível até que seja lançada uma versão deluxe do EP, com presença de faixas criadas em 2018 e 2019. “Estou também muito motivado a seguir a tendência de versões deluxe em projetos musicais, mas ainda estou em dúvida quanto quais faixas incluir nesta possível versão. Pois, por se tratar de um projeto que foi trabalhado dentro de um longo período de tempo, torna um pouco difícil a curadoria das faixas.” 

Transformando o trap 

OrnelinhaX ainda antecipou à Página Rosa que deve trabalhar com uma variação estética neste novo projeto. Este é o drill music, gênero mais sombrio e niilista – surgido do trap, que é um subgênero do rap padrão nas músicas do Bruno, o drill ganhou popularidade no final dos anos 2000 e início dos anos 2010. 

A principal inspiração em “Era de Kali”, segundo o próprio OrnelinhaX, deve ser no beat, com toques mais sinistros e marcados por elementos sonoros do mundo digital. “Esta versão Original será um EP musical voltado para o gênero drill, que, como está dominando o cenário do Hip Hop atual, busquei surfar em batidas do gênero.” 

Sua própria Era de Kali 

O nome do projeto, “Era de Kali” vem de um conceito hinduísta que OrnelinhaX relaciona à própria vida nos últimos três anos. “No caso, vou buscar transmitir uma versão musical da Era de Kali que vivenciei nesses últimos três anos e o meu ponto de vista sobre o mundo que vi e vivi”, conta. 

A ideia de uma Era de Kali está ligada a uma espécie de período cósmico pelo qual alguns religiosos do hinduísmo acreditam que a humanidade está passando. Entre os efeitos dessa época mística, estariam a maior força do poder da riqueza, a lei aplicada apenas pelo indivíduo e a aceitação da hipocrisia como uma virtude. Resta aguardar para ver como essa relação vai se expressar na poesia do artista. 

Enquanto “Era de Kali” não chega, é possível acompanhar outros trabalhos do Bruno pelas redes sociais e >streamings


Você pode ouvir essa matéria acessando o player de áudio, logo acima da foto. O Página Rosa vai ao ar todos os sábados, às 9h30, no Programa Revista de Sábado. Você pode conferir todos os episódios acessando o link do podcast da Tua Rádio Alvorada

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais