Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Alunos de Santo Antônio do Palma quebram recorde de Competição de Foguetes

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

A Escola Padre Aneto Bogni conquistou os três primeiros lugares da disputa

Em sua primeira participação na Competição de Foguetes da Universidade de Passo Fundo (UPF), a Escola Padre Aneto Bogni quebrou os recordes de lançamentos já realizados na disputa de foguetes montados com materiais simples. A equipe Astronautas de Mármore, formada por estudantes de Santo Antônio do Palma que cursam a 2ª série do Ensino Médio, construiu e lançou um foguete que atingiu a marca de 287m. 

Dessa forma, a equipe conquistou o primeiro lugar no campeonato – mas a escola não parou por aí. A Padre Aneto Bogni conquistou os três primeiros lugares da competição! 

Integrante da equipe NASA 2.0, que conquistou o segundo lugar, o aluno da 3ª série Felype Cansi Trentin contou um pouco dos bastidores da competição à Tua Rádio Alvorada. “Foi um grande desafio, né, a gente perdeu muito tempo planejando, pensando, foram horas, foram alguns bons fins de semana, muitos testes”, complementando com o relato de os alunos tiveram que “calcular e calcular e projetar, fazer teste, dá certo, dá errado, tem que ir atrás”.

Além da NASA 2.0 e da Astronautas de Mármore, a equipe Os Andrômedas também subiu ao pódio, ficando com o terceiro lugar.

A sexta edição da Competição de Foguetes foi realizada na tarde do dia 15/09, no Centro de Eventos da UPF. O evento reuniu 17 escolas e cerca de 200 alunos em uma final para a qual os participantes vinham se preparando desde junho. Participaram da final, as três melhores equipes de cada escola.

Três. Dois. Um. Decolar! 

Professor de Matemática e Física da Padre Aneto Bogni, Lucas Santin Bianchin explica que o lançamento desses pequenos foguetes feitos de material de baixo custo segue o mesmo princípio dos grandes lançamentos da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço do Estados Unidos (NASA). “Lá, o combustível é outro. Neste daqui o combustível é água mais ar comprimido. Mas o princípio é o mesmo: é a Terceira Lei de Newton, que nós tanto estudamos no Ensino Médio.” 

O principal idealizador da participação das turmas no campeonato é, ainda, complementado pelo integrante da equipe vencedora, Carlos Antônio Decarli Bordignon. “A base é sempre garrafa, né. Então, aqui, nós ocupamos uma garrafa PET retornável, que é mais firme, para aguentar mais libras”, explica Carlos. “Colocamos bastantes libras-Psi para poder chegar longe.” 

Psi é a abreviação de pounds per square inch (sigla, em inglês, para libra-força por polegada quadrada). O termo se refere a uma unidade de medida de pressão bastante usada pelas indústrias dos Estados Unidos e do Reino Unido. Ou seja, se refere à quantidade de força colocada na garrafa para fazer com que ela decole e alcance uma grande distância.

Em toda a parte do projeto, os alunos foram ajudados por Lucas. “O professor conseguiu disponibilizar alguns softwares para a gente poder mexer e calcular”, conta Felype. 

Além dele, os estudantes ainda receberam auxílio da escola, que cobriu parte dos gastos e da Prefeitura de Santo Antônio do Palma. “Nós usamos alguns espaços da nossa própria cidade [para simular os lançamentos], tanto a praça, quanto o campo, até que chegou uma hora que não foi mais o suficiente. A gente teve que pegar uma rua, pedir para a Prefeitura separar, para nós fazermos os testes.”

Ao infinito e além!

A ideia do professor Lucas é voar ainda mais longe. “Isso que é divertido: começamos com essa proposta muito interessante da Universidade de Passo Fundo e os guris já estão empolgados para participar da MOBFOG, que é a Mostra Brasileira de Foguetes – a nível nacional, daí.” 

“Esperamos que, no ano que vem, nós consigamos estender, além do nível regional, a nossa participação, já que eles se dedicaram tanto”, finaliza Lucas. A MOBFOG 2023 ainda não tem inscrições abertas nem data prevista para acontecer.


Para ouvir a entrevista com Carlos Antônio Decarli Bordignon, Felype Cansi Trentin e Lucas Santin Bianchin, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais