Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Profissional explica como se proteger do golpe de clonagem do WhatsApp

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Estelionatários costumam inventar uma história para obter o código de seis dígitos que confere acesso ao aplicativo

Golpes virtuais que envolvem a clonagem do aplicativo WhatsApp têm sido relatados com maior frequência nos últimos meses. Os estelionatários acessam o aplicativo da vítima e passam a pedir dinheiro para os contatos dela. Em entrevista à Tua Rádio, o funcionário da Ponto Cel, Maurício Valente falou sobre como os usuários do WhatsApp podem se proteger desses ataques.

Segundo ele, para acessar o aparelho, o golpista ludibria a vítima fazendo com que ela forneça um código de 6 dígitos, que é enviado por mensagem de SMS e libera funcionamento do WhatsApp.  “Geralmente enganam a vítima dizendo que ela ganhou uma promoção ou sorteio, e que a pessoa precisa enviar o código de seis números”, afirmou o profissional.

Maurício explica que o maior prejuízo acaba saindo para os contatos das vítimas, que acreditam estar falando com os reais proprietários dessas contas: “quando o cliente sofre esse golpe, o golpista entra em contato com alguns dos contatos e pode inventar uma historinha, dizendo que precisa de dinheiro ou está empenhado na estrada, pede para fazer pagamento de boleto ou alguma conta”.

Para evitar a perda de dinheiro, é importante que a pessoa faça contato telefônico e converse com o solicitante dos valores. Essa “segunda checagem” pode desmascarar o possível golpista.  

Ao constatar a invasão de seu WhatsApp, o proprietário deve “ir o mais rápido possível nas Configurações do aplicativo, Privacidade e Confirmação em Duas Etapas e criar um código de 6 dígitos, que o usuário lembre”, explicou Maurício. Esse procedimento pode derrubar o acesso do golpista à conta.

Se o problema persistir, Maurício recomenda que a vítima procure uma loja de assistência técnica ou entre em contato com o Suporte do WhatsApp. Ouça a entrevista e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais