Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Em parceria entre UPF e empresário pode colocar carro elétrico nas ruas da região

por Bruno Roso

O projeto foi pensado pelo empresário e realizado pelos estudantes e professores da UPF

O último à esquerda se encontra o empresário desenvolvedor do projeto, João Dresch.
Foto: Divulgação UPF

Desde setembro de 2016 a UPF e a empresa de João Dresch mantêm um contrato de cooperação para a fabricação em escala do carro elétrico. O trabalho foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que envolveu os cursos de Engenharias da universidade passo- fundense. De acordo com o coordenador do projeto de extensão, Moacyr Carlos Gomes foram cerca de 16 acadêmicos e 12 professores envolvidos. “Quando nos passaram esse trabalho, nós achamos importante convidar todas as áreas a participarem, porque cada uma tem sua particularidade e poderia fazer sua contribuição. Levamos um ano para desenvolver o projeto, trabalhamos bastante, os alunos tiveram uma grande contribuição e hoje temos um resultado excelente”, destacou o professor Moacyr.

O trabalho foi realizado por meio do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), que funcionou como elemento agregador entre o ambiente acadêmico e a empresa JAD. “Nós fizemos duas coisas muito importantes: desenvolvemos um protótipo que está funcionando e criamos um projeto conceitual para que seu João possa, como empresário, apresentar uma realidade do mercado e assim atrair investidores. Hoje nós estamos entregando algo que atende às necessidades do mercado”, explicou o coordenador do UPF Parque, Charles Israel.

Morador de Lajeado, Dresch desenvolveu, por conta própria, há seis anos o JAD1, primeiro carro elétrico a ser emplacado no Brasil. Para o JAD2 a expectativa do empresário é colocá-lo em uma linha de montagem e vê-lo, o mais breve possível, no mercado. “Eu já estava contente quando a parceria iniciou, agora estou ainda mais feliz pelo apoio que o reitor me deu e toda a equipe que trabalhou nesse projeto. Quero colocar esse segundo carro rodar o quanto antes. Isso é um sonho para mim”, enfatizou. O JAD2 possui 2,45m de comprimento e 1,15m de largura. O modelo foi equipado com seis baterias, que lhe dão autonomia para percorrer até 150 km em uma velocidade que chega a 45km/h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais