Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Órgãos públicos e entidades declaram apoio à paralisação desta sexta-feira

por Ana Lúcia Jacomini

Ações se concentrarão na Praça Dr. Elpídio Fialho, pela manhã

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Poder Judiciário da Comarca de Marau terá expediente reduzido nesta sexta-feira, 28/04, em solidariedade e apoio ao movimento grevista. De acordo com Marcel Adreata de Miranda, Juiz Diretor do Foro e Juiz Eleitoral, o fórum funcionará restritamente, com apenas 30% de sua capacidade. Não haverá alteração no horário de funcionamento ou prorrogação de prazos e será priorizado o cumprimento de medidas urgentes. Já o Cartório Eleitoral, não terá expediente neste dia. Conforme o juiz, a medida adotada pela Comarca de Marau recebeu apoio da Ordem dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Em sua justificativa, o magistrado afirma que “o apoio decorre dos juramentos de bacharelado e assunção de cargo em que se prometeu respeitar integralmente a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a qual contempla como objetivos norteadores de todas as ações públicas e privadas a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; a garantia do desenvolvimento nacional; a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais; e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Torna-se inadmissível, assim, que os poderes constituídos assumam uma posição amplamente direcionada a um retrocesso social, à construção de um País cada vez mais excludente, mormente quando tais medidas não são submetidas a um amplo debate público, a uma razão pública, que é a essência da Democracia”.

A PARALISAÇÃO EM MARAU -  organizam a manifestação, que iniciará às 9h, na Praça Dr. Elpídio Fialho, os Sindicatos da Alimentação, Metalúrgicos e dos Trabalhadores Rurais.

Os professores da Escola Anchieta serão liberados para participar da manifestação. Os alunos deverão acompanhar as ações que serão realizadas na Praça Elpídio Fialho. O retorno à escola fica pré-agendado para às 11h.

A Escola Herzelino David Bordin cancelou as aulas pela parte da manhã. As atividades do turno da tarde ocorrem normalmente.

A direção da Escola Charruas optou por liberar professores e alunos para que tomem a liberdade de optar por participar ou não da manifestação.

Correios atendem normalmente. Também nas repartições públicas municipais como escolas e postos de saúde, o expediente ocorre sem alterações.

Não haverá atendimento no Sindicato dos Comerciários de Marau que orientou empresas associadas a aderirem à paralisação. 

Os trabalhadores da Secretaria Paroquial de Marau também estão liberados para participar das manifestações, conforme orientações do Pároco, Frei Miguel de Biasi. Os Frei Capuchinhos do Brasil declararam apoio à paralisação desta sexta-feira, 28/04.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Marau, Vereador Zigomar Zanin, participará da manifestação contra a Reforma da Previdência nesta sexta-feira. Funcionários e demais Vereadores também foram convocados para o ato que vai ocorrer na Praça Elpídio Fialho.

O Simarau também está de acordo com o estado de greve. Embora a Prefeitura não vá parar, os funcionários públicos terão representações de todos os setores na manifestação.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais