Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Conselho Tutelar de Marau registra queda expressiva no número de atendimentos em 2020

Baixar Áudio por Camila Agostini

Indicador reflete, sobretudo, mudanças na rotina escolar, por conta da suspensão das atividades presenciais

Foto: Camila Agostini / Tua Rádio Alvorada

No Conselho Tutelar de Marau, o número de atendimentos registrados em 2020 teve queda expressiva se comparado aos índices do ano anterior. Segundo Rocheli Beatriz Zanin, atual coordenadora do órgão, a suspensão das atividades presenciais nas escolas é um dos fatores que pode ter influenciado na diminuição dos chamados. “Por conta da ausência de alunos nas salas de aulas, não recebemos, por exemplo, a FICAI, ou seja, a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente. O documento é importante para os encaminhamentos junto à rede de assistência social, saúde e educação”, diz a conselheira. Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio. 

Se comparados os números de 2019 e 2020, foram 500 casos a menos atendidos no ano passado.

O indicador também é motivado pelo aumento da procura pelos serviços policiais, na Delegacia. “Nesse caso em função da violência, inclusive a violência sexual. Acolhemos os casos, já que esse tipo de violência geralmente acontece dentro de casa ou com pessoa muito próxima da criança ou adolescente, e orientamos a procurar diretamente a delegacia para que não se perca tempo e o inquérito ocorra com mais rapidez”, explica a coordenadora que ressalta, ainda, importante parceria com a Secretaria de Saúde, agora responsável pelo transporte das vítimas até o local onde é realizada o trabalho pericial. “Temos inclusive uma psicóloga que nos auxilia neste momento”, destaca Rocheli.

Por conta da pandemia, ainda restam incertezas quanto às atividades do Conselho Tutelar para o ano de 2021. Para o mês de fevereiro, porém, o órgão estará integrado às ações de prevenção à gravidez na adolescência. “Faremos as devidas divulgações para auxiliar na prevenção, através de campanhas e, claro, com auxílio dos meios de comunicação”, friza Rocheli.

Por força de lei, a função de presidente foi extinta no Conselho Tutelar. Da mesma forma, também o cargo de vice-presidente não está mais em vigência. A coordenação do órgão, que tem duração de um ano, é escolhida por eleição interna, com participação dos cinco membros conselheiros.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais