Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Implantação de nova carteira de identidade inicia pelo RS

por João Pedro Varal Tartari

Marau ainda não tem normativa que institua e organize a implementação

Foto: Cíntia Rushel/IGP

Um novo modelo de carteira de identidade começa a ser implantado no Estado do Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira, 26/07. O formato deixa de contar com o número de Registro Geral (RG), que será substituído pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Apenas quem quiser encaminhar a 1ª via e apresentar o número do CPF poderá obter o novo documento. Segundo matéria publicada no Instituto Geral de Perícias (IGP) do RS, caso haja alguma restrição apontada pela Receita Federal, o usuário poderá optar entre fazer a identidade no modelo antigo ou regularizar a situação e providenciar o documento em outra oportunidade.

O novo modelo também poderá ser acessado digitalmente e será opcional neste primeiro momento, como forma de estudar o comportamento do sistema e a velocidade de comunicação com a Receita. Não há prazo de lançamento de uma 2ª via do novo documento.

Ainda, de acordo com a Receita, os próprios órgãos de identificação civil devem passar a fazer as novas inscrições e atualizações no CPF.

A nossa redação esteve em contato com o IGP de Marau, que informou que ainda não possui normativas sobre o assunto. Ainda segundo o órgão, está prevista nesta quarta-feira, 27/07, uma reunião junto à unidade de Passo Fundo para estabelecer mais definições a respeito do assunto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais