Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

O novo status da delação premiada

por Camila Agostini

Advogado marauense faz esclarecimentos sobre o instrumento jurídico que ganhou ampla repercussão com a Lava Jato

Foto: Camila Agostini / tuaradio

A Operação Lava Jato faz história em meio ao cenário político brasileiro. Em tempos anteriores aos “escândalos da Petrobras”, pouco ou nada se ouvia falar sobre o termo delação premiada que hoje tem notoriedade ímpar até para os mais desinteressados sobre a justiça e seus desdobramentos políticos.

Segundo o advogado Wilson Coradi, a partir de agosto de 2013, a lei da delação foi aperfeiçoada e hoje é conhecida como lei da colaboração premiada, uma nova medida judicial utilizada para o combate à criminalidade organizada. Para quem, comprovadamente, coopere, a legislação prevê a remissão ou redução em até 2/3 da pena privativa de liberdade ou a substituição da prisão por medida alternativa.

A colaboração premiada não se aplica a qualquer crime. “Depende de fatores como o requerimento do Ministério Público, do interesse da investigação do caso e do interesse da parte disposta a colaborar”, alerta Coradi. Para o advogado marauense, a colaboração premiada tornou-se um dos melhores instrumentos no combate à corrupção. “Mas é necessário que seja utilizado de forma equilibrada, para não atingir além do que a lei prevê”, reitera Coradi.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais