Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Realidade dos imigrantes na região do Planalto Gaúcho é discutida na UPF

por Ana Lúcia Jacomini

Instituição realiza intervenções visando a igualdade racial

"conhecer realidades para construir caminhos” foi realizado nesta terça-feira, 19/05
Foto: Divulgação

Os objetivos, dificuldades e as necessidades dos imigrantes que chegam à região estiveram em debate nesta terça-feira, 19/05, na Universidade de Passo Fundo. A roda de conversa, denominada “O assistente social e os imigrantes: conhecer realidades para construir caminhos”, foi promovida pelo Conselho Regional de Serviço Social - 10ª região e pelo curso de Serviço Social da UPF.

Em debate, esteve a realidade de quem sai da Ásia, África e Caribe em busca de trabalho e melhores condições de vida no Brasil. Participou o representante do Fórum de Mobilidade Humana de Passo Fundo e imigrante bengali Akram Hossain. Diferenças de idioma, cultura e falta de referências sobre onde buscar informações, estiveram entre as dificuldades relatadas por ele.  

O professor Frederico dos Santos, coordenador do projeto de extensão UPF e Movimentos Sociais, levantou reflexões sobre a dificuldade de uma sociedade aceitar o diferente. Para ele, a tendência é que o diferente se descaracterize, ou seja, excluído. Alternativas para evitar que isso aconteça estão sendo desenvolvidas pela instituição de ensino. A estudante Renata Rescke do Nascimento, por exemplo, desenvolve um projeto de intervenção com o objetivo de promover um olhar de igualdade para os imigrantes.

A acadêmica relatou, no evento, que os resultados já estão sendo percebidos.  Conforme ela, cada vez mais as pessoas estão se dando conta de que os imigrantes têm direitos iguais aos nossos. Amizades, cooperação e oportunidades de trabalho são itens citados por ela.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais