Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

CREAS realiza Ronda Solidária durante esta semana

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Ação busca acolher pessoas em situação de rua de evitar doenças e óbitos em decorrência do frio

Foto: Divulgação/Tua Rádio Alvorada

O Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), a Secretaria Municipal de Saúde e o Corpo de Bombeiros de Marau realizam, durante esta semana, a Ronda Solidária. A ação é uma forma de criar um contato com pessoas em situação de rua e acolhê-las, de forma a evitar que elas adoeçam ou, até mesmo, venham a falecer. As abordagens iniciaram na segunda-feira, 16/05, e devem seguir até o final de agosto.

Segundo o coordenador do CREAS, Augusto Fassina, o projeto foi realizado pela primeira vez em 2021. “Realizarmos a Ronda Solidária nas noites de inverno para que pudéssemos estar mapeando, abordando as pessoas que vivenciam a situação de rua, em risco por causa do frio”, explica. De acordo com ele, a mudança foi consequência do tempo gelado previsto para ocorrer ao longo desta semana, visto que, no ano anterior, a ação se iniciou no mês de julho.

O psicólogo conta que o principal auxílio é de retorno aos municípios de origem. “Muitas pessoas entram no município, e, às vezes, elas ficam sem o contato com os seus familiares”, comenta. “A gente acaba retomando esse contato com eles e encaminhando de novo para as suas cidades, ou a gente encaminha para uma cidade que tenha um albergue também, para que eles possam estar sendo acolhidos de forma digna nessas noites frias.”

Augusto ressalta que “é importante estar atento que, quando alguém vê essa situação [de pessoas em situação de rua no município], possam estar encaminhando para a Assistência Social ao invés de ficar dando o dinheiro”. “O alimento OK, eu acho que a questão da fome é muito mais delicada de se falar, mas a questão financeira, a questão de recurso... Então compre um produto, compre um material, compre a mão de obra”, complementa. 

As abordagens ocorrem entre as 18h e as 21h e acontecem, inicialmente, em locais já mapeados pelo CREAS. O coordenador ainda reforça que “qualquer cidadão que saiba onde tem um morador de rua, que está passando frio, que está em risco de vida por causa do frio, pode fazer contato pelo nosso telefone (54) 99705-3423.”


Para ouvir a entrevista com Augusto Fassina, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais