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PROCON de Marau revela principais denúncias dos consumidores

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Reclamações relacionadas à telefonia ocupam o primeiro lugar da lista

Foto: Divulgação/PROCON RS

Nesta terça-feira, 15/03, o Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor de Marau (PROCON-Marau) informou quais as principais denúncias recebidas pelos profissionais da unidade. Os dados foram divulgados pela coordenadora do serviço no município, Érica Tomasi, em entrevista concedida à Tua Rádio Alvorada no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. 

Segundo Érica, a telefonia é o carro chefe de reclamações. “A questão das ligações inoportunas que o pessoal recebe de telemarketing”, comenta, complementando que são situações em “que o PROCON, por si só, não tem muito como fazer um atendimento direcionado, uma reclamação”. 

A segunda maior denúncia do consumidor marauense são os consignados não solicitados. De acordo com a coordenadora do PROCON-Marau, muitos aposentados e pensionistas passam por situações em que financeiras ou bancos abrem consignados sobre os benefícios do consumidor sem que haja pedido. Ela comenta que o Programa investiga os casos e realiza um atendimento direcionado. “Nós entramos em contato com a financeira ou o banco que faz esse tipo de ação, nós solicitamos o cancelamento e o reembolso”, informa, “mas nada impede o consumidor de ter o direito de ingressar com uma ação judicial a respeito disso”.  

Em terceiro lugar estão as reclamações em loja, principalmente relacionadas ao acionamento da garantia. Segundo Érica, as contestações mais comuns são referentes a eletrodomésticos, a eletroportáteis e a eletroeletrônicos, além móveis também estão na lista, especialmente, com problemas na montagem. “Às vezes, você pega a infelicidade de comprar um produto de um lote danificado, um celular que veio com algum problema e precisa acionar a garantia, não que a marca seja ruim ou a empresa.” 

A coordenadora ainda destaca que o PROCON-Marau tem uma procura considerável. “Este ano, nós ainda não fizemos uma média, mas, no ano passado, nós atendemos mais de mil pessoas”, comenta, “fora as orientações, que todos os dias nos ligam, que nos pedem orientação, informação, trocam uma ideia, tem bastantes atendimentos, nossa demanda é bem grande”.

0303

Érica também destaca que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implantou, na última quinta, 10/03, um prefixo específico para identificar chamadas de telemarketing. A identificação é ‘0303’ e, ela complementa, “aí você fica na opção: você atende, ou ignora ou bloqueia”. 

A coordenadora também apresenta outras opções de bloqueio. “Na própria operadora, você pode ligar, através do 0800, e requisitar o bloqueio dessas ligações, ou através de chat no próprio site da operadora, em que alguém vai te atender e você faz a requisição”, explica. Ainda é possível utilizar o site nãomeperturbe.com.br para impor a restrição. “Você vai fazer o seu cadastro e você vai selecionar as opções que você quer bloquear para não receber mais as chamadas.” 


Para ouvir a entrevista com Érica Tomasi, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto. 

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