Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Marau adere ao programa Criança Feliz

por Camila Agostini

O prefeito Iura Kurtz assinou a adesão nesta segunda-feira, 10/04, no Palácio Piratini

Foto: Divulgação

O município de Marau é um dos 72 municípios gaúchos que aderiram ao programa Criança Feliz do governo federal. O ato de lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 10/04, no Palácio Piratini, com a presença do prefeito Iura Kurtz e do deputado Vilmar Zanchin. O público alvo do programa são gestantes, crianças de zero a três anos e suas famílias, beneficiárias do Bolsa Família, crianças com deficiência de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo as vítimas de microcefalia por zika vírus, e a criança de até seis anos, afastada do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a aderir ao Criança Feliz, lançado em outubro de 2016.

O programa reforça o marco legal da primeira infância e promove o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida, considerando sua família e seu contexto social. Tem como base as visitas domiciliares e ações intersetoriais. No país, até agora, 2.529 municípios integram o programa. “É extramente importante essas ações que visam, acima de tudo, proteger as nossas crianças, nos primeiros anos de vida”, afirmou o prefeito Iura Kurtz. O prefeito de Marau assinou o termo de adesão na presença do governador José Ivo Sartori e também do ministro Osmar Terra.

Criança Feliz: o programa integra ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura, executadas de forma descentralizada e integrada, mediante a conjugação de esforços entre união, estados e municípios. As famílias são acompanhadas por profissionais capacitados que fazem visitas domiciliares periódicas para estimular o desenvolvimento infantil, com ênfase nos primeiros mil dias de vida. Em cada município, o programa estará ligado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Em fevereiro deste ano, decreto instituiu o Comitê Gestor do Criança Feliz no estado.

O Criança Feliz tem como referência o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) implantado no Rio Grande do Sul em 2003. O PIM está em 242 municípios e atende 51,7 mil famílias, 7.755 gestantes e 56.870 crianças. As famílias recebem visitas domiciliares semanais. Os profissionais desenvolvem atividades lúdicas voltadas à promoção das habilidades/capacidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família. Os participantes do PIM também recebem atendimento individual e em grupo, com abordagem comunitária.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais