Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Rede lilás atua em Marau para prevenir e proteger a mulher vítima de violência

por Camila Mendes

De 2013 até o momento, foram registrados 600 casos de violência doméstica contra mulheres em Marau

Camila Mendes / rdalvorada
Foto: Divulgação

A luta pelos direitos das mulheres ganhou força no final do século 19  e o dia 8 de março foi instituido o Dia Internacional da Mulher. A data, infelizmente, remete a um incidente. Em 1911, cerca de 130 operárias morreram carbonizadas em incêndio de uma fábrica têxtil de Nova York.

Triste, também, é o fato de muitas mulheres ainda serem vítimas da violência doméstica. Em Marau, do ano de 2013 até o início de 2016, foram registrados 600 casos. E a Rede Lilás é uma das alternativas que o Poder Público Municipal, através do CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social, instituiu para promover a prevenção e a proteção da mulher vítima de violência. A Rede existe no município desde 2014.

De acordo com o psicólogo do CREAS, Augusto Fassina, a Rede Lilás surgiu em Marau após uma pesquisa de dados realizada pela Secretária do Desenvolvimento Social: “Percebemos que no município havia um número muito grande de violação do direito da mulher.”

O trabalho é desenvolvido em diversas frentes:

Prevenção: CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ESF (Estratégias de Saúde da Família) e a Secretária Municipal da Educação.

Orientação: Brigada Militar, Defensoria Pública, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Hospital Cristo Redentor, Ministério Público, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Delegacia der Polícia Civil, SAMU e Bombeiros.

Proteção: Brigada Militar, Delegacia da Polícia Civil, Defensoria Pública, Judiciário, Ministério Público.

Acompanhamento: CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e ESF (Estratégias de Saúde da Família).

Tratamento: CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) e ESF (Estratégias de Saúde da Família).

Ouça o áudio da entrevista com os psicólogos Augusto Fassina e Kely Cristina Brocco no player

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais