Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau realiza tomada de posse

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Nova direção assumiu sindicato nesta quinta, 30/12, junto à confraternização de final de ano

Foto: Luiz Carlos Rodrigues de Lima/Tua Rádio Alvorada

A diretoria 2022/2025 do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Marau deve acontecer tomou posse na manhã desta quinta-feira, 30/12. A cerimônia foi realizada no CTG Felipe Portinho a partir das 10h, com presença da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG). Além do empossamento, o evento também contou com uma confraternização de final de ano junto aos filiados do órgão.

As eleições que definiram a nova diretoria aconteceram no dia 15/10 e renomearam o então presidente Silvio Borghetti ao cargo. Ele explica que o STR teve que renovar o quadro de membros e diretores do Sindicato. Segundo Silvio, a associação “teve de colocar 20% de jovens, mulheres, aposentados”. “Nós precisamos dar continuidade a esse trabalho fantástico que é a defesa, a luta em prol dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, comenta.

Silvio explica que, apesar de novas pessoas terem passado a compor a direção, existe parte dela já está à frente da entidade por um período considerável. Para ele, isso significa que “cada vez mais, a gente assume o compromisso, perante os associados, da responsabilidade de continuar trabalhando em prol de uma categoria e não de pessoas individuais”.

O evento também contou com a entrega de uma emenda para o Hospital Cristo Redentor (HCR) de Marau e com uma homenagem a Gabriel Arcangelo Tonial, que encerrou o trabalho no sindicato após atuar como tesoureiro da entidade durante 23 anos.

Avaliação do ano 

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 352 sindicatos que atendem diretamente os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Na análise de Silvio, essa é uma entidade da classe da agricultura familiar. “Hoje os sindicatos são uma referência nos serviços, na luta, na organização dos trabalhadores e trabalhadoras.”

No caso do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau, o presidente reeleito explica que esse trabalho é feito através de muitas parcerias. Entre as várias colaborações que iniciaram ou que seguiram ocorrendo em 2021, Silvio diz que principal foi com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “O agricultor familiar chega até o sindicato, apresenta os documentos, digitaliza, encaminha para o INSS, faz a avaliação, a revalidação”, explica.

Outras parcerias envolvem trabalho com bancos, cooperativas de energia, poder público, universidades e dentistas.

Silvio também destaca o Cartão FETAG-RS MAIS, projeto de inovação na identidade social dos associados de STRs. Segundo o presidente, a ferramenta permite que trabalhadores e trabalhadoras rurais possam “usufruir de benefícios no comércio local, nas áreas de sáude local e regional, enfim, nas diversas áreas de supermercados, de postos de combustível”. “A gente está ampliando essa gama de convênios”, complementa. 

 

Para ouvir a entrevista com Sandro Borghetti, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais