Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Censo agropecuário mostra características do meio rural marauense

por Ana Lúcia Jacomini

Dados oficiais foram publicados no site do IBGE há poucos dias

Produção de soja é a principal atividade agrícola do município
Foto: Arquivo/Tua Rádio

Os resultados do Censo Agropecuário de 2017, publicados no site do IBGE, revelaram a realidade do meio rural brasileiro. Os resultados demonstram que houve uma queda de 2% no número de estabelecimentos rurais e alta de 5% na área total, isso em relação ao Censo Agropecuário de 2006. A área rural de Marau é de 49.165 hectares.  

Na mais recente pesquisa do instituto, foi feito o diagnóstico de 1170 estabelecimentos rurais no município marauense. Os dados apontam para uma população de maioria masculina, entre 30 e 60 anos. A relação entre jovens e idosos, porém, indica mais pessoas acima dos 60 anos do que pessoas abaixo dos 30. Em relação a escolaridade, a maioria da população rural marauense possui ou o Ensino Fundamental ou o Médio.

Característica marcante no meio rural marauense é a presença da tecnologia e da mecanização. Das 1170 unidades pesquisadas, em 947 existe a presença da assistência técnica estatal ou privada. A maioria também possui frota de máquinas e implementos como tratores, colheitadeiras, plantadeiras e adubadeiras.

A produção de grãos continua sendo a principal atividade. Em ordem, as cadeias produtivas com maior representatividade em Marau são: soja, leite e aves. Entre as lavouras temporárias, a soja é indiscutivelmente a maior produção, seguida de aveia, milho e trigo. Nas lavouras permanentes, a campeã é a erva-mate, seguida da uva e do pêssego. Nas criações, gado leiteiro, aves e suínos são os destaques.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais