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Executivos destacam importância do acesso a novos mercados e a competitividade brasileira

por Ana Lúcia Jacomini

Evento que reuniu os CEOS de importantes empresas foi realizado no Siavs

O painel empresarial: “A Proteína Animal na próxima década – o que pensam os CEOS” foi um dos eventos mais esperado do Salão Internacional da Avicultura e Suinocultura - Siavs, realizado no Anhembi Parque, em São Paulo, pela a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A abertura do painel foi realizada pelo presidente executivo da ABPA, Francisco Turra, que ressaltou a importância das empresas representadas por seus CEOS - diretores executivos - e suas representatividades no mercado globalizado. Na mesa para o debate estavam presentes, Pedro Faria, CEO global da BRF, Mario Lanznaster, presidente da Aurora Alimentos e Wesley Batista, presidente global da JBS.

O principal objetivo do painel foi debater o papel decisivo das empresas brasileiras frente ao mercado internacional, exportações, avanços e novas aberturas para a demanda de proteína animal brasileira. Mario Lanznaster, presidente da Coopercentral Aurora Alimentos, de Chapecó (SC), abriu o painel empresarial abordando as perspectivas e previsão de 2013 até 2022. Em sua apresentação, ele mostrou dados relevantes da suinocultura brasileira apontando que o País segue 1,7% das exportações neste segmento. Ao todo, são 1,6 bilhões de toneladas produzidas de carne suína, sendo que o Estado de Santa Catarina segue como maior produtor desta proteína, logo atrás do Rio Grande do Sul. O Brasil também se mantém na questão de consumo interno, e a projeção para 2015 e que fechem com 14,67 kg per capita.

Em seguida, Pedro Faria, atual CEO Global da BRF, levantou questões sobre o mercado de aves e o acesso do País aos principais mercados. Segundo Faria, no futuro esse crescimento apesar de ser robusto terá que encontrar mais espaços. “Citaríamos o caso da BRF é suas negociações. Há mais de três anos estamos negociando com o mercado da Indonésia. A abertura desse mercado ainda permanece uma realidade ainda pouco distante. Os acessos ainda é um dos principais desafios para os produtores brasileiros”, afirmou Faria. Outro ponto citado pelo CEO é que o Brasil vem perdendo market share, no caso específico da carne de frango.

Por fim, presidente global da JBS, Wesley Batista, reforçou que o Brasil é o país que tem a maior perspectiva de crescimento de produção de proteína no mundo. “O Brasil é competitivo tem condição natural para produzir proteína super competitiva”, ressaltou. Ele comparou o País com os Estados Unidos e, de acordo com ele, o Brasil tem 200 milhões de cabeças e os Estados Unidos 95 milhões.

Em áudio, a palabra do CEO da BRF.

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