Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cerca de 30% dos produtores marauenses ainda não vacinaram o rebanho

por Camila Agostini

Dados foram revelados pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica do município

Prazo encerra no dia 31 de maio e ainda não há sinais de prorrogação
Foto: Divulgação/www.rs.gov.br

Faltam três dias para encerrar o prazo de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. Até esta quarta-feira, 31/05, os proprietários de bovinos de todas as idades precisam adquirir as doses nas agropecuárias credenciadas e apresentar a nota fiscal na Inspetoria Veterinária e Zootécnica, para confirmação no cadastro do produtor. Em Marau duas empresas estão aptas a efetuar a venda do medicamento: a Cipramar e a Agropecuária Piá.

Conforme Maurício Flores, chefe da Inspetoria Veterinária, ao todo, 640 produtores marauenses precisam vacinar seus rebanhos. Até esta sexta-feira, 26/05, porém, cerca de 30% deles ainda não haviam comprovado a aplicação das doses em seus animais. Conforme o médico veterinário, nesta primeira etapa da vacinação, todos os animais devem ser vacinados, independente da idade ou sexo.

Flores ressalta que não há distribuição gratuita da vacina no Rio Grande do Sul, desde o ano passado. Antigamente, produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf, recebiam doses para até 30 animais, depois esse número caiu para 10 e agora não existe mais distribuição gratuita do medicamento.

A vacinação segue sendo obrigatória no território gaúcho, pois protege os animais contra a doença e garante que o estado permaneça com o status de área livre para febre aftosa com vacinação. O último caso registrado no Rio Grande do Sul foi em 2001. O Ministério da Agricultura e Pecuária, no entanto, estuda a possibilidade de retirar a obrigatoriedade da vacinação do estado gaúcho e de outros estados, até 2023.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais