Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Coprel pretende ampliar investimentos em Marau em 2022

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Companhia tem dois grandes projetos centrados no município, além de focar ações na região

Foto: Divulgação/Coprel

A cooperativa de energia e telecomunicações Coprel deve investir em pelo menos dois projetos no município de Marau no ano de 2022. Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, o presidente da Coprel Jânio Vital Stefanello que planejamento da companhia envolve linha de transmissão entre Marau e Vila Maria e Programa Energia Forte no Campo.

O primeiro projeto deve impactar o funcionamento da cooperativa junto aos municípios vizinhos de Marau. Segundo Jânio, a Coprel está fechando um investimento de uma linha de transmissão que sai da subestação de Marau até a subestação de Vila Maria. Nicolau Vergueiro, Camargo, Gentil, Santo Antônio do Palma e Casca estão na planta de distribuição da subestação da Coprel em Marau e devem ser beneficiados. Para o presidente, “o que nós fizemos nos últimos três anos em Marau, que passou de R$ 25 milhões em investimento, garante a expansão para os próximos 15 anos”.

Já o Programa Energia Forte é realizado em parceria com as prefeituras e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul de forma a transformar redes monofásicas do interior em trifásicas. De acordo com Jânio, se um produtor usa “uma rede monofásica, ele tem uma limitação de crescimento, quando bota uma rede bifásica, ele dobra a capacidade”. E ele complementa explicando que com uma rede trifásica, “ele pode botar um graneleiro, ele pode botar irrigação, ele pode botar um aviário de grande porte”. As localidades de Veado Pardo, Carreta Quebrada, Nossa Senhora do Carmo, Sede Independência e Morangueira devem ser acolhidas pelo projeto.

Jânio explica que Marau tem 1.500 famílias dos 35 mil associados totais da Coprel. Ele também explica que a região de Passo Fundo e Tapejara tem 65% dos cooperantes na área de energia, sendo que Marau é o município campeão em ligações em energia. “Isso mostra quanto marau está pesando nas nossas decisões importantes em relação à expansão no futuro”, comenta.

Trabalho com o poder público 

Segundo Jânio, a cooperativa cobre 85% da área rural do município. Ele diz que tem conversado com as lideranças locais para resolver a situação. “Tenho conversado com o prefeito Iura [Kurtz (MDB)], nós temos debatido esse tema, para ver se nós conseguimos chegar em todas as localidades”. 

O presidente da Coprel também divulgou ter conversado com o senador Luis Carlos Heinze (PP) para que realize a relatoria de um projeto que regulamenta o serviço de telecomunicações em propriedades no interior. “Vamos construir com a frente parlamentar da agricultura e com a frente, também, da agricultura familiar dois caminhos importantes para fazer defesa desse tema”, comenta Jânio, e completa destacando que “durante a pandemia, os filhos de produtores do interior, por estarem no interior não poderiam estudar virtualmente, hoje tem condições para fazer isso”.

 

Para ouvir a entrevista com Jânio Vital Stefanello, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais