Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Porongos viram peças de artesanato

por Ana Lúcia Jacomini

Curso foi ministrado para 15 mulheres em Veadro Pardo

Foto: Divulgação

Criatividade não faltou para o grupo de 15 mulheres que participou do Dia de Campo em Artesanato em Porongo, na comunidade Veado Pardo, em Marau. Pesos de porta, porta-erva, casinhas para passarinhos e enfeites em geral foram fabricados nos mais diferentes modelos. A instrutora foi a extensionista da Emater de Passo Fundo, Sandra Bressan Gayger. A atividade foi realizada no salão da comunidade, na quinta e na sexta-feira (22 e 23/10).

A instrutora falou sobre o cultivo do porongo, épocas de plantio, fase da colheita e as diferentes espécies e formatos. Além disso, na prática foi feito o passo a passo do artesanato, desde a escolha do porongo, os cortes, a correção ou não das imperfeições, lixar, passar fundo e as técnicas de pinturas e decoupagem.

De acordo com a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Marau, Simone Busnello, o curso foi uma solicitação as mulheres. “Há tempo elas estavam pedindo por este curso, pois muitas produzem os porongos em suas propriedades e têm interesse em aprender as técnicas para a comercialização do artesanato”, disse.

Para Loridiane Rigo Somavilla, da comunidade de Veado Pardo, o curso foi uma realização. “Eu era uma das mulheres que estava pedindo. Há dois anos comecei a plantar porongos, com a intenção de fazer artesanato. Hoje eu trouxe uns 100, para mim e para as outras. Estou adorando”, comemorou.

A senhora Salete Felippe, também plantou e colheu mais de 80 porongos. “Eu faço todos os cursos que posso, para aprender. Não tenho muito tempo por causa da atividade leiteira, jardinagem e horta que cuido em casa, mas gosto de fazer”, conta. Ele ressalta que além do conhecimento e aprendizado que se leva dos cursos é um momento importante de conversa e distração.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais