Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Chuvas dos últimos dias tem lado bom e lado ruim para o meio rural

por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio

Engenheiro Agrônomo Julcimar Zanin
Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvoada

O primeiro mês do inverno deste ano fechou com chuvas acima da média na região, conforme já antecipavam os prognósticos meteorológicos. A situação se torna incômoda no meio rural, especialmente para os produtores de leite. A umidade dificulta o rebrote das pastagens após o pastoreio, além de tornar penoso o manejo do gado e o próprio transporte do produto.

O excesso também oferece consequências para as culturas de inverno, como o trigo e a cevada. De acordo com o engenheiro agrônomo Julcimar Zanin, o principal problema está na erosão do solo, já que a água acaba levando a terra fértil – e o trabalho realizado nela, para os rios.  Por outro lado, a chuva é bem-vinda por manter o nível dos mananciais hídricos.

O profissional explica que a condição pode significar um verão mais tranquilo para o produtor de grãos, considerando a reserva de água no solo que é fundamental para as lavouras de milho e de soja, grãos que são as principais culturas agrícolas do município. Neste momento, os produtores estão investindo na cobertura do solo, visando as culturas de verão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais